terça-feira, 24 de agosto de 2010

São Bartolomeu

A data de hoje é alusiva ao dia de São Bartolomeu na Igreja Católica, também chamado de Natanael, foi um dos 12 primeiros apóstolos de jesus Cristo. É assim descrito nos envangelhos de João, Matheus,Marcos e Lucas e também nos" Atos dos  Apóstolos". Nasceu em Caná, na Galiléia. Seu melhor amigo era Felipe. Ambos viajantes. Foi Felipe que apresentou a Jesus. Antes disto era irônico com relação as coisas de Deus.Depois de convertido tornou-se um apóstolo ativo e presente. Na qual dizem que Cristo disse "Aqui está um verdadeiro israelita,´em  quem não há fingimento.



Oxumaré

Na Umbanda, com o sincretismo religioso, São Bartolomeu virou Oxumaré.

Porém é chamado o Orixá símbolo da continuidade, poque a cobra exercia um fascínio grande nos povos da antiguidade, pelo fato de mudar de pele, ter várias cores e possuir veneno mortal, da facilidade que tem de locomover-se. Em Daomé que antes pronunciava Dahomé surgiu o culto da serpente encantada. Já Osúm -maré, quer dizer Arco-íris.

É o Orixá de uma força telúrica, aeróbica, está associada a Oyá e Sango. Um casal de Osumaré é (Besen e Frekuen, A saudação de Osumaré é Arroboboy. Esse orixá esta relacionado com a transformação, do ser humano, masculino em feminio e no feminino no masculino. Como diria Vinícius de Morais, "aquele que é mesmo não é pois quem mesmo não diz" "As vezes de dia é João mas a noite pode ser Maria".



Manoel Messias Pereira
professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog