domingo, 22 de agosto de 2010

Dia Nacional do Folclore

Acima temos a cidade de Olimpia-SP e a sua localização essa é a cidade conhecida internacionalmente como a capital do Folclore

Anualmente realiza um Festival do Folclore recebendo visitantes do Brasil e do Exterior. É uma pequena cidade com característica interiorana.
Alguns folguedos brasileiros acima sendo representados como essas cow-girls, um pouco americanizada, mas com o chapeéu de cangaceiros nordestino (Brasil), que nada tem de americano.

Cia de Reis

Usa-se falar "reisado" ou Folia de Reis, esse é um folguedo alegre que demostra a religiosidade, trazida de Portugal para o Brasil. A Igreja Católica, no princípio teve resistência a uma série de folguedos, mas hoje incorporou-os.
A festa de Reis, contam a viagem dos tres reis magos, até chegar ao local onde Jesus Cristo havia nascido, essa festa tem presença no Natal Brasileiro do interior. Os palhaços significam os espiões do rei Herodes.


A culinária também sempre está presente, acima um bolo de milho, típico das nossas tradições caipira, os indígenas já usavam o milho quando aqui chegaram os europeus.

A dança da Katira

Essa é uma dança típica do vaqueiro brasileiro, assim como a chula, sempre acompanhada da moda de viola. Que é um ritmo que está morrendo. Ou seja o povo aos poucos perde as suas raizes. Portanto ritmos como caruru, cana verde, pagode,toada,repicado, cortado. Já não se fala mais nem entre os artistas que pintam como sertanejos.E muito menos na mídia, que tem entre os seus comunicadores, baixo nível intelectual.


Dia 22 de agosto é o Dia Nacional do Folclore, a partir de um Decreto federal, já que a Carta do Folclore foi aprovada no I Congresso do Folclore em 1951. Folclore significa um modo de vida de um povo de compreender o mundo focalizado nos costumes.

A palavra folclore nasceu de dois vocábulos saxônico antigo folk= povo e lore=conhecimento, termo criado por William John Thomas (1803-1885).

O folclore brasileiro é um dos mais ricos e apreciados do mundo, pois traz a influencia e os costumes provindo do mundo todo . Pois o Mundo encontra-se no Brasil, pra tentar harmonizar-se coletivamente.



Manoel Messias Pereira
professor de História
poeta

Um comentário:

  1. olá moro em Olimpia e Gostaria de saber o que o Profº Manoel Messias Pereira Acha de terem Mudado o Festival do Mês de Agosto para Julho?
    Já Que o Mês de Agosto é o Mês Folclorico.

    ResponderExcluir

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog