domingo, 22 de agosto de 2010

A Política e a Ética

Estamos vivendo o período eleitoral no Brasil. Em que a população brasileira exerce o seu direito de escolher, quem deve assumir o comando político do Poder Executivo e os novos representantes do Povo e do Estado no Poder Legislativo. sendo que neste ano temos a mudança de dois terçodo Senado Federla. E exercer o Direito político e também ter a responsabilidade e o dever da coerência e o respeito para com nossos direitos e destinos. E isto não é algo fácil, daí a idéia, de conversar sobre a ética, de maneira didática e politicamente.

No Brasil o processo é feito eletrônicamente em tese dizem que não há erros de fraudes, na verdade não devemos acreditar, pois um candidato impugnado e indeferido, tem o seu voto colocado na urna, porém o voto não aparece nas contagens, e somente após a conclusão do processo, ou seja provavelmente há manipulação dos dados. e o direito do cidadão, pode ser perdido até por um erro da própria justiça.Mas a questão não é questionar a Justiça Eleitoral, somente alertar para ela que é constituída de seres humanos passiveis de erros.
Quando falamos de ética, precisamos explicar o que é isto. Lembro-me no período de Faculdade, quando um professor de filosofia dizia-me há ética e há etiqueta, confundindo-se com a ética.

Ética é o estudo dos juizos de apreciação que referem à conduta humana suceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja do modo absoluto.

A palavra ética, etmologicamente vem do grego "ethos" e tem o seu correlato no latim "morales" com o mesmo significado. Os vários pensadores em diferentes momentos abordaram a idéia da ética desde os pré socráticos, aristoteles, estóicos, os pensadores cristãos como os patrísticos, escolásticos e nominalistas. E outros modernos como Kant, Nietzsche, Paul Tilich entre outros.

Alguns explicam que a Ética é o princípio, enquanto que a Moral são aspectos de condutas específicas, mas a outros que dizem, que Ética é Universal e Moral é temporal, há quem diga que Ética é permanente e a Moral é temporal, Há também a explicação de que Ética é a regra e a moral é a conduta da regra, e a professores que ensinam que Ética é a teoria e moral é a pratica.

Ou seja cada qual passam a ter a visão da ética com um olhar pessoal.


Pra entender a ética na política , buscamos fundamentos na filosofia e na tragédia grega de Sófocles "Antígona", uma peça escrita a 2500 anos atrás que exalta a coragem de uma princesa enfrentando um rei tirano, uma trágédia que tira suspiro da platéia até hoje.

Essa tragédia é mencionada como exemplo de conflito. As leis da cidade impedem o sepultamento do inimigo no caso Polinice, um dos irmãos de Antígona. Mas as leis da tradição e os costumes consolidados nos laços familiares impõem a Antigona que transgrida a esfera de valores da pólis. Oras a tradição é venerável mas as leis civís são necessárias. Ambas as esferas de valores são justificadas. Ao optar pelo sepultamento clandestino do irmão, sabendo que com isto desobedece a lei da cidade, Antigona não está escolhendo a lei maior: está inventando um critério por via do qual, naquele caso, pode considerar a tradição, a religião e a família como melhor escolha..

O amor e a piedade superam a política, não em virtudo de uma inferioridade intrínseca da lei civíl, mas porque, nas circunstâncias singulares da decisão, já não é possível efetuar uma comparação racional entre os valores em jogo. Antígona não diz que todos os inimigos devem ser sepultados apenas a situação limite em que o inimigo é o seu próprio irmão. Nesse caso, a força da situação singular é suficiente para abalar o alcance geral da lei política. E quem explica isto é o professor Franklin Leopoldo e Silva num artigo publicado na revista Cult.

E assim podemos entender porque, há políticos que mesmo quando os valores não representam a vida justa, o sujeito pode agir de maneira autêntica, pois há valores que orientam a conduta que estão estabelecidas nas várias esferas, seja moralmente, religiosamente, mitologicamente,tradicionalmente ou politicamente.

Quando o meu professor de Faculdade dizia que temos a ética e aetiqueta se confundindo é que os filósofos dizem que a Ética Normativa e a ética moral baseai-se em regras morais fixas, como éticas profissional, ética religiosa. As regras que devem ser obedecidas.

E há também a Ética Teleológica que é chamada a ética dos fins. Quando os fins justificam o meio "imoral".Mas legal dizem os nossos políticos. Fazem o que fazem, ficam de ficha suja e depois a população limpam-os com o voto.

E existe ainda a chamada Ética Situacional - ou ética amoral, que baseia-se nas circunstância pois em política tudo vale é temporal. E neste contexto fica muito parecido com religião. Ou seja o Pap sempre muda sobre o que é ou não é moral, o que é pecado ou que não é pecado. Ou seja no passado a Igreja mandava e autorizava a matar negros e diziam não tem alma, e isto atendendo a um apelo do processo sociológico da ciência do branqueamento, estupidez pura, ou então apoiam Hitler, na expansão do espaço vital do nazismo e depois pediu perdão. Quero dizer que o perdão é nobre pois indica o arrependimento, mas não deixa de mostrar que ficou marcas pelo passado.

Nesta eleição o PCB Partido Comunista Brasileiro de forma didática, expõe-se na necessidade, de termos uma política anti-capitalista e anti-imperialista e essa discussão posta nas ruas, indicam que não somos no momentos capazes de mudar as pesquisas, do processo capitalista, mas indicamos que o País caminha a passos largo para um buraco sem fundo, até porque, nesta eleição não vemos alternativas de Projetos Políticos que privilegiem os trabalhadores, os camponeses, que instrumentalizem os professores, que alicercem uma luta pela igualdade de oportunidade, entre negros, mulheres, populações quilombolas, GLBTS, o sistema implementados pelos burgueses com uma teoria neoliberal, leva todos a excludência, a diferença social, e junto com isto vem a politicalha, as doações de migalhas, como as bolsas , como família, escola, gaz entre outras. Sendo que não há uma comparação do que se gastou salvando banqueiros e com propaganda em relação ao que investiu-se socialmente. e paralelamente a isto temos uma Legislação Eleitoral, com muitas regras, que dificulta os trabalhadores com menores poderes aquisitivos de participar do processo ou seja o gasto é muito, há empresas investindo no candidato capitalista, e  que tem até um horário eleitoral diferenciado. Pois a lei foi feita pra quem está no poder com as muitas sopas de letras que juntaram-se continuar. Por isto é preciso radicalizar. É preciso conspirar e o povo não deve alimentar bode acostumado com o milharal, pois fica difícil a produção.

A nossa bandeira é o socialismo, somos marxista-leninista, e nossa bandeira é a busca de nossos ideais no respeito ao próximo, na construção de uma democracia coletiva, em que a fraternidade e a solidariedade entre os povos podem fazer um mundo melhor e com certeza um País humanamente respirável do ponto de vista da ética.



Manoel Messias Pereira
Professor de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog