sábado, 4 de setembro de 2010

dia 4 de setembro na história

Em 4 de setembro de 1918 - nasceu Oswaldo Pacheco da Silva, ativista junto ao movimento de trabalhadores do Porto, foi Deputado federal Constituinte pelo PCB, morreu durante um discurso na sede do Partido.

Em 4 de setembro de 1839 - Subia ao cadafalso do Largo da Forca para cumprir a sua pena de morte, Manoel Congo, negro insurgente, revolucionário para os escravos brasileiros.

Em 4 de setembro de 1639 - Henrique Dias é confirmado no posto de governador dos homens pretos do exército do Brasil, com soldo de dezesseis mil reis.


Em 4 de setembro de 1981 - nasceu a cantora Beyoncé Gisele Knowles, no Texas -EUA.


Em 4 de setembro de 1927 - Foi fundado na cidade de Campinas o Jornal Correio Popular por Álvaro Ribeiro.

Em 4 de setembro 1850, foi aprovado no Brasil a Lei Abolicionista Euzébio de Queiroz(foto) do deputado proponente da lei.Proibia o tráfico negreiro.
Em 4 de setembro de 1960 o professor Jean Paul Sartre visitava Araraquara e espantava com a quantidade de veiculos na cidade. Mas ficou sabendo que neste dia jogava Santos e a Ferroviária.E o Santos perdeu com Pelé e tudo mais.

Em 4 de setembro de 1984 -Sob o comando militar de Augusto Pinochet foi assassinado o militante do MIR Jecar Neghame,(foto) acima.  Considerado a última vítima do regime de Pinochet.
Em 4 de setembro de 1939  Bertrand  Russell  ministro da Inglaterra declarava guerra a Alemanha.
Em 4 de setembro de 1970 - Salvador Alende venceu as eleições no Chile tendo, iniciado a primeira
experiência socialista naquele país.

 
Em 4 de setembro de 1995 - O Brasil perdia o talento de Paulo Gracindo, morreu o ator que sabia como nunca interpretar.Na foto acima fazendo Odorico Paraguaçu, o político que esperava ansiosamente pra inaugurar o cemitério e o povo parou de morrer naquela cidade.

Em 4 de setembro de 1969 -Foi idealizado e realizado o sequestro do embaixador americano Charles Elbrick, por um grupo de ativista de esquerda, que negociou a soltura de 15 presos políticos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog