quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Lobo Antunes


Pensar o princípio do mês de setembro, olhando do outro lado do oceano a leste, e entender a históriografia e a formação do povo brasileiro, é com certeza, reafirmar a o contorno descrito pelo desenho de Angel D'Lorto, e relembrar que em 12 de fevereiro de 1345, o Papa Clemente VI, reconhecia essas terras como Brasil de Portugal. E referindo-se ao Estado português, vem a mente a figura do expoente literário de Antonio Lobo Antunes, nascido em 01 de setembro de 1942, portanto completou ontem 68 anos de vida.

Eu só pude, começar a descrever isto graças a lembrança, da minha querida seguidora Anna Morais, que está lá em Portugal, mas com certeza também no meu coração, faz parte da minha familia, do meu compartilhamento histórico de vida.

Antonio Lobo Antunes, é medico e atuou como professor de medicina, especializou-se em psiquiatria, trabalhou no Hospital Miguel Bombarda -PT, atuou e teve experiência como tenente e médico em Angola, na Guerra de Ultramar, e num livro, que recordou alguns fatos, foi hostilizado por militares aposentados em Portugal recentemente.

Entre as suas obras, destacamos, "A expulsão dos pássaros", "Fado Alexandrino", "Não entre tão depressa nesta noite escura".

Em 2007 foi distinguido com o Prêmio Camões, o mais importante da Língua Portuguesa. E em 2008, o Ministério da Cultura da França, distinguiu a insígnias de Comendador  da Ordem das artes e letras francesa.

Antonio Lobo Antunes foi militante da Aliança do Povo Unido. Iniciar setembro temos de lembrar desta figura importante no contexto histórico literário da língua portuguesa.


Manoel Messias Pereira
Professor de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog