A história da esquerda militar vai ser resgatada pelo projeto de pesquisa do Professor Paulo Ribeiro da Cunha.
O projeto de pesquisa de Paulo Ribeiro da Cunha, intitulado “A Esquerda Militar no Brasil: Militares e Militância”, propõe a edição de uma coletânea de quatro volumes. Por meio de entrevistas com remanescentes da época, reportagens e fontes documentais, o autor pretende analisar a participação da esquerda nas Forças Armadas brasileiras, compreendendo quatro períodos distintos.
O primeiro período trata dos primórdios da esquerda no país, desde os oficiais abolicionistas e republicanos do século 19, até os militares anti-imperialistas da década de 1950. Destaca-se a formação do Antimil, setor dos militares comunistas vinculado ao PCB, fundado em 1929.
O segundo período destaca os movimentos e intervenções da esquerda militar até o ano de 1964, como os núcleos da polícia esquerdista e a ação dos marinheiros e suboficiais atuando em diversos estados brasileiros em favor da defesa da legalidade democrática.
A partir da instauração da ditadura militar com o golpe de 1964, inicia-se o terceiro período investigado pelo pesquisador. Aqui, o autor pretende analisar a luta interna pela restauração da democracia no auge da repressão, estendendo-se até o ano de 1992, com a dissolução do setor militar do Partido Comunista.
Por fim, o quarto volume da coletânea pretende discutir os atuais caminhos da esquerda militar brasileira, pautado principalmente no recente debate no início da década de 2010 sobre a democratização das Forças Armadas.
(Fonte: Jornalismo UNESP - Bauru).
Acesse o Artigo Original: http://www.uniblogbr.com/2012/08/a-historia-da-esquerda-militar-vai-ser.html#ixzz24qs2CAnw
--
Partido Comunista Brasileiro
Comitê Estadual - SP
(11) 3106-8461
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão