segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Primeira feira de Livros de São José do Rio Preto



Começou  nesta segunda-feira (20) a primeira Feira do Livro de São José do Rio Preto (SP). Ela substitui a tradicional Bienal do Livro da cidade, que neste ano foi cancelada por problemas na organização. O evento vai até sábado (25).



Além dos estandes com lançamentos e clássicos da literatura, a Secretaria de Cultura programou várias atividades para atrair o público. Haverá oficinas com contação de histórias e brincadeiras para as crianças, palestras, oficinas, que são pequenos cursos para a criação de personagens, além de teatro, palestras e shows. “A feira terá uma variedade de cultura para todos os gosto. São mais de 100 mil livros expostos e com preços a partir de R$ 0,50”, afirma o secretário de Cultura de Rio Preto, Alexandre Costa.



saiba mais



Confira a programação completa da primeira Feira do Livro de São José do Rio Preto, SP

O secretário de Cultura afirma que apenas houve uma reformulação no formato da feira em relação à Bienal. “É um formato diferente. Democratizamos a feira. A escola que vier para a feira terá a opção de escolher qual livro vai comprar para a sua biblioteca, o que não acontecia antes”, diz Alexandre Costa.



Programação

Nesta segunda-feira, às 19h30, tem a apresentação “Os Limites do Humor e o Politicamente Incorreto”, com o humorista Adão Iturrugarai, na praça Dom José Marcondes. Já às 20h30 tem o lançamento do livro do humorista “Momentos Brilhantes da Minha Vida Ridícula”. Às 20h, tem palestra com o dramaturgo, escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva. O tema é “Literatura dos Dias de Hoje”, no Teatro Municipal Paulo Moura.



O evento terá 33 atrações, sendo 13 contações de histórias, sete palestras, seis apresentações teatrais, três oficinas, além de lançamentos de livros, apresentações musicais, entre outros eventos. A Feira será realizada em três locais diferentes: na Praça Dom José Marcondes, no Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Pública Municipal Fernando Costa e no Teatro Municipal Paulo Moura. O músico Arnaldo Antunes será a atração musical, com apresentação no teatro Paulo Moura, dia 25 de agosto.



Além do espaço destinado para os escritores rio-pretenses, 18 estandes de editoras e livrarias já estão confirmados. O local também irá abrigar algumas atividades da programação, ministradas por Adão Iturrusgarai, Paulo Markun, Frank Muniz, Múcio Medeiros e Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, além de apresentações musicais.





Feira do livro tem opções para todas as idades (Foto: Divulgação / Ricardo Boni)O Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal abrigará o maior número de atividades voltadas às crianças, com as contações de histórias. Participam das atividades Kika Antunes, Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, Augusto Pessôa e Múcio Medeiros.



Já a maioria das palestras e das apresentações teatrais serão realizadas no Teatro Municipal Paulo Moura, que irá receber nomes como Marcelo Rubens Paiva, Gonzalo Aguiar, Luiz Eduardo Soares, Cadão Volpato e Reinaldo Figueiredo. As peças teatrais ficam por conta da Cia. Le Plat du Jour, Cia. Ai de Dois e Cia. Forrobodó de Teatro. Arnaldo Antunes fará o show de encerramento no teatro Paulo Moura.



Toda a programação da 1ª Feira do Livro é gratuita. As escolas que tiverem interesse em realizar o agendamento, para que os alunos participem das atividades, devem entrar em contato pelo telefone (17) 3202-2310, informando a data de interesse, período, nome da escola e quantidade de alunos.



Problemas

Alguns comerciantes estão insatisfeitos com a organização da feira. Dos 18 estandes, quatro permanecem fechados. Eles reclamam de falta de apoio da Secretaria de Cultura. Os expositores reclamam que a prefeitura não cumpriu com o contrato. “A prefeitura prometeu uma verba, visitação de escolas e segurança e nenhuma destas três coisas estão sendo cumprida a risca. Não temos retorno, uma contrapartida”, afirma Iara Sarquis, expositora.



O comerciante Paulo Eduardo da Silva veio do Recife, gastou mais de R$ 10 mil e agora por conta da verba, que segundo ele, foi cancelada, teme ficar no prejuízo. “Mandaram um e-mail na sexta-feira para gente falando que a verba foi cancelada. Todos os contratos não estão sendo cumpridos”, diz.



O homenageado

Millôr Fernandes era escritor, jornalista, desenhista e dramaturgo de destaque. Ele iniciou sua carreira muito jovem, aos 19 anos, trabalhou na revista “O Cruzeiro”, tornando-se uma grande influência na formação da opinião pública no Brasil. Expôs seus primeiros desenhos no Museu de Arte Moderna, em 1957. Em mais de 70 anos de carreira, estendeu sua criatividade aos vários meios de comunicação. Em seus trabalhos, costumava utilizar o humor para criticar o poder e a política. Faleceu em março de 2012, aos 88 anos.






© Copyright 2012 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade central globo.comassine a globo.comanuncie conosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog