sábado, 25 de agosto de 2012

Diogo Nogueira lança CD e DVD " ao vivo em Cuba"



Diogo Nogueira lança CD e DVD "Ao Vivo Em Cuba"

Enviado por Agência Estado - 21/08/2012AparênciaDo pai, João No­gueira, Diogo No­gueira não aprendeu só sobre samba. Ouvia his­tó­rias sobre a re­vo­lução de Fidel Castro e Che Gue­vara na ilha de Cuba, no final dos anos 1950. In­te­res­sava-se pelos ritmos que, mesmo ainda ga­roto, re­co­nhecia ter raízes se­me­lhantes à mú­sica to­cada no Rio de Ja­neiro. Foi pi­sando em Ha­vana, ca­pital cu­bana, no fim de ou­tubro do ano pas­sado, que ele per­cebeu que as se­me­lhanças são mai­ores do que ele podia ima­ginar.



Foram quatro dias, pouco para ter uma per­cepção mais pro­funda da so­ci­e­dade da ilha, mas o bas­tante para uma in­te­gração mu­sical. Sua apre­sen­tação no Te­atro Karl Marx, no centro da velha Ha­vana e à beira do Golfo do Mé­xico - e a mis­tura de samba com salsa e me­rengue - foi re­gis­trada e agora é lan­çada no pro­jeto 'Ao Vivo Em Cuba', com show de es­treia em São Paulo mar­cado para dia 14 de se­tembro, no HSBC Brasil.



Com uma ti­ragem total de 100 mil (60 mil DVDs e 40 mil CDs), o novo tra­balho furou a fila entre os ou­tros pro­jetos do sam­bista. Mais um re­gistro ao vivo que dis­tancia o cantor dos discos de es­túdio. O único, 'Tô Fa­zendo a Minha Parte', saiu em 2009, ao passo que, até o 'Ao Vivo Em Cuba', ele já havia lan­çado dois ál­buns do tipo, com 'Ao Vivo' (sua es­treia solo, em 2007) e 'Sou Eu Ao Vivo' (2010). 'O disco de es­túdio ficou para o ano que vem', ex­plica Diogo, já em pro­cesso de es­co­lher o re­per­tório. 'Gravo ainda este ano.'



A in­te­gração com a mú­sica cu­bana, na apre­sen­tação, é re­pre­sen­tada pela faixa 'El Cu­arto De Tula', uma canção do grupo cu­bano Buena Vista So­cial Club, re­gis­trada no disco que leva o nome da banda, de 1996. No palco do te­atro Karl Marx, Diogo re­cebeu os Los Van Van, também lo­cais, para a exe­cução da canção. É o mo­mento com maior so­taque es­pa­nhol do show.





De resto, a ideia do es­pe­tá­culo era reunir grandes exem­plares do can­ci­o­neiro po­pular bra­si­leiro e in­ter­pretá-los num misto de samba com me­rengue, cumbia e salsa. Tem es­paço para mú­sicas como 'Ex-Amor' (Mar­tinho da Vila), 'Que Ma­ra­vilha' (par­ceria entre To­quinho e Jorge Ben Jor), 'Ma­da­lena' (Ivan Lins), 'Co­ração em De­sa­linho' (fa­mosa na voz de Zeca Pa­go­dinho), 'Vou Fes­tejar' (Jorge Aragão), além da ho­me­nagem ao pai de Diogo, João No­gueira, com 'Mi­neira', uma par­ceria de João com Paulo César Pi­nheiro. O re­per­tório, que tem pouco sabor de no­vi­dade, é can­tado pelo ga­nhador do Grammy La­tino de me­lhor álbum de samba (com 'Tô Fa­zendo a Minha Parte') com ele­gância. 'Se­le­ci­onei um ma­te­rial que eu gos­tava, mas que talvez nunca mais ti­vesse a opor­tu­ni­dade de gravar', jus­ti­fica o cantor.



Du­rante os quatro dias em solo cu­bano, Diogo diz ter con­se­guido fazer poucas coisas, como co­nhecer uma es­cola de mú­sica in­fantil e pas­sear pelo centro his­tó­rico. Tudo, no en­tanto, gra­vado em forma de do­cu­men­tário. O for­mato, cha­mado de Doc.​Show, reúne a apre­sen­tação e tre­chos da vi­agem. E trans­forma um sim­ples DVD ao vivo em um ir­re­ve­rente re­gistro de um sam­bista em Cuba. E aí está o ine­di­tismo. As in­for­ma­ções são do Jornal da Tarde.



DIOGO NO­GUEIRA



HSBC Brasil (Rua Bra­gança Pau­lista, 1.281, Chá­cara Santo Antônio). Tel. (011) 4003-1212. Dia 14/9 (sexta-feira), às 22h. In­gressos: R$ 80 a R$ 180.

Link:

Aparência







© 1996-2012 - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog