domingo, 26 de agosto de 2012

Festa do "Avante" do Partido Comunista Português



A Festa do Avante, que este ano se realiza nos dias 7, 8 e 9 de Setembro na Quinta da Atalaia, no Seixal, contará, como habitualmente, com uma excursão das Caldas da Rainha, que terá lugar no domingo, 9 de Setembro. Os interessados poderão inscrever-se através dos Tel. 262823095, 262834352, 917855219 e 912698362.

Na 36ª edição desta festa do jornal oficial do PCP, irão passar mais de 30 artistas e grupos, abrangendo todos os estilos musicais, desde a música erudita ao rock, passando pela música popular e tradicional, blues e jazz. De destacar que muitos dos artistas criaram espectáculos para a Festa do Avante, onde se juntam com outros cantores, como é o caso dos Gaiteiros de Lisboa, com Ana Bacalhau (vocalista dos Deolinda), Adiafa e Zeca Medeiros, Jorge Palma e Amigos (com Tim, Cristina Branco e Jorge Bettencourt), ou Sara Tavares (com Nancy Vieira e Rão Kyao e Pacman).No Espaço Central estará patente uma exposição de fotografia intitulada “O trabalho e os trabalhadores”, onde colaboraram 35 fotógrafos e foto-jornalistas com as suas fotos alusivas ao trabalho, entre eles Valter Vinagre. No mesmo local estará uma outra mostra, política, onde são abordadas as consequências, “dramáticas”, no entender do PCP, do “pacto de agressão” assinado pelo PS, PSD e CDS-PP com a troika (FMI, UE e BCE).

Em vários painéis expositivos, colocados pelo Espaço Central, serão evocadas personalidades e acontecimentos que fazem parte da história do PCP e do país, como é o caso do antigo secretário geral do partido, Bento Gonçalves, do poeta José Carlos Ary dos Santos, do cantor Adriano Correia de Oliveira, ou a Rádio Portugal Livre e as lutas de massas que marcaram o ano de 1962.

É também no Espaço Central que está situado o Cineavante! com a projecção de curtas e longas metragens, ficção ou documentários e três espaços de debate.

No Espaço Internacional os visitantes poderão assistir a música, dança e debates políticos por intervenientes de várias nacionalidades, enquanto que na Cidade da Juventude haverá pinturas de paredes e uma exposição política que afirma as posições da Juventude Comunista Portuguesa. No palco Novos Valores irão participar as bandas vencedoras dos vários concursos de bandas regionais dinamizados ao longo do verão.

O Espaço Ciência é este ano dedicado à produção agrícola e alimentação e inclui uma exposição, um jogo interactivo, workshops, observações e debates.



Bar das Caldas e sardinha assada de Peniche



A região estará presente no espaço Leiria, onde podem ser encontrados, entre outros, a Tasca da Ginjinha (com ginja de Alcobaça e de Óbidos), o Bar das Caldas da Rainha (com pequenos almoços, salgados e bifanas), a Adega do Vinho (com vinhos regionais do Bombarral e Alcobaça) e o Bar de Peniche (com sardinha assada na brasa).

A Entrada Permanente (EP) custa 32 euros nos dias 7, 8 e 9 de Setembro. As crianças até aos 14 anos, inclusive, não pagam EP desde que acompanhadas por um adulto portador de entrada.

Nas Caldas da Rainha estes títulos podem ser adquiridos no Centro de Trabalho do PCP, Rua João de Deus, ou através dos Tel. 262823095, 917855219, 926134987 e 912698362.



Fátima Ferreira

fferreira@gazetacaldas.com

Se achou este artigo interessante, adicione-o aos seus "Social bookmarks"

TwitterFacebookDesignFloatDeliciousDiggStumbleUponTechnorati



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog