sexta-feira, 17 de agosto de 2012

USP quer sistema centralizado de revisão de publicações



USP quer sistema centralizado de revisão de publicações

Objetivo da iniciativa é acelerar o processo de publicação das cerca de 200 revistas científicas publicadas pela universidade paulista





Marcos Santos/Divulgação/USP









Praça do relógio na USP: iniciativa integra um conjunto de ações planejadas para ampliar o impacto de suas publicações científicas



São Paulo - O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Universidade de São Paulo (USP) pretende centralizar os serviços de revisão e tradução de artigos para acelerar o processo de publicação das revistas científicas editadas pelas universidade paulista.



Atualmente, cada corpo editorial das revistas científicas editadas pela USP é responsável por contratar seus próprios colaboradores por licitação, em um processo longo e moroso, que dificulta a aplicação da verba distribuída.



De modo a tornar mais ágil esse processo, o SIBi contratará empresas com qualidade internacional e passará a oferecer os serviços de revisão e tradução de artigos às publicações.



A iniciativa integra um conjunto de ações planejadas pela USP para ampliar o impacto de suas cerca de 200 publicações científicas, que é avaliado como um passo fundamental para aumentar o destaque da universidade paulista no cenário acadêmico internacional.



Uma das ações planejadas é aumentar o número de periódicos em sistemas de indexação com acesso on-line, como o SciELO, da Bireme/Fapesp, e o Web of Science, da Thomson Reuters, que conta atualmente com 12 revistas produzidas pela USP.



Uma comissão formada por professores e bibliotecários estabeleceu critérios de qualificação fundamentados no reconhecimento e mérito de cada publicação em âmbito institucional, no Brasil e no exterior.



A ideia é estimular o aperfeiçoamento contínuo dos periódicos vinculados ao Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da universidade paulista.



“As ações são um modo de dar a orientação necessária às publicações menores e incentivá-las a crescer”, disse Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, diretora técnica do SIBi.



Os serviços editoriais oferecidos pelo SIBi serão diferenciados, orientando-se pelo perfil de cada revista.







Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog