sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Unesp/Ibilce pensando a ciência e a Humanização



Workshop aborda desenvolvimento de reflexões sobre a ciência

Discussões do evento buscam ajudar a formar o cidadão (ã)



Como iniciativa de um grupo de alunos do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, será realizado, nesta sexta-feira e neste sábado (31/08 e 01/09), no Auditório C do Ibilce, o I Workshop de Filosofia: Pensamento, Ciência e Humanização.



O conhecimento filosófico, segundo o professor do Ibilce Reinaldo Feres, coordenador do evento junto ao professor Wagner Pedro, da Unesp de Araçatuba, é fundamental na formação de todas as pessoas, principalmente daquelas ligadas à área acadêmica. “Infelizmente, apesar da sua importância – ou até mesmo por causa dela, pois estimula o pensamento crítico –, a disciplina de Filosofia foi retirada dos currículos”, conta. “Muito dos problemas que hoje enfrentamos, principalmente no ensino, devem-se à falta desse conhecimento”.



A ideia de realizar o evento, portanto, partiu daí. O docente cita que, segundo o educador Paulo Freire, a extinção das disciplinas ligadas à Filosofia e sua substituição por disciplinas de cunho tecnicista resultam em um ensino empobrecedor baseado numa pseudoformação científica e no treinamento. A pós-graduanda Cíntia Lopes, uma das organizadoras do evento, concorda: “Sentimos falta de disciplinas ligadas ao desenvolvimento do pensamento nos cursos de graduação, principalmente naqueles que não são da área de humanas”.



Cíntia conta que a idealização do evento, que será o primeiro de uma série, surgiu em uma palestra realizada no Ibilce, em que foi possível perceber que, somente a partir de uma mudança no paradigma do pensamento, seria possível mudar a realidade do lugar onde vivemos. “O workshop trará discussões a respeito de como temos pensado a ciência que temos desenvolvido nos laboratórios e como isso tem efeito na sociedade”, diz.



Os inscritos no evento terão a oportunidade de compartilhar novas ideias e diferentes modos de pensar. “Sem dúvida esse tipo de discussão é essencial para a formação de qualquer cidadão. Todos os que tiverem a oportunidade de participar serão muito bem-vindos”, convida Cíntia.



O evento conta com a presença de especialistas de várias universidades, como Unesp, USP, UFG e Barão de Mauá. Um dos palestrantes, o professor Osvaldo Frota Pessoa Júnior, já participou como entrevistador no programa Roda Viva da TV Cultura, em uma discussão sobre Física Quântica. Entre os temas discutidos no Workshop, estarão o engajamento político, a humanização e o conceito do animal elementar.



Inscrições

As inscrições, no valor de 15 reais, podem ser feitas no dia do evento ou até o dia 30 pelo site http://www.ibilce.unesp.br/#!/eventos472/workshopfilosofia. Haverá sorteio de brindes durante o workshop para aqueles que se inscreveram pelo site.



EndereçoRua Cristóvão Colombo, 2265

Bairro: Jardim Nazareth

15054-000 - São José do Rio Preto, SP

Telefone: (17) 32212200










Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog