sexta-feira, 1 de março de 2013

A celebração da cultura Iorubá da Africa Ocidental e seus Impactos nas América e Europa no teatro Yong Vic em Londres




Festa, um jogo ambicioso e visualmente impressionante, que celebra a cultura iorubá da África Ocidental e do seu impacto nas Américas e na Europa, está em exibição no teatro Young Vic em Londres.

A peça, uma co-produção com o Royal Court teatro, centros de jornada de quatro divindades iorubás - através de suas reencarnações em diferentes mulheres e homens negros - para o Brasil, Cuba, Estados Unidos e Reino Unido, durante 300 anos, a partir de os tempos da escravidão até o presente.

Ela começa em uma encruzilhada na Nigéria, onde, em seu caminho para uma festa, três irmãs - as deusas ou orixás; Oxum, Oyá e Yemonja - Conheça um malandro - o onipresente ou Exu Elegbara - que avisa que eles serão levados como escravos e indica que ele também está indo no caminho.
Vemos depois Yemonja no Brasil, na época da abolição da escravidão, e na atual Cuba, onde ela se tornou, como ela se chama, "prostituta de comunista".

Oya e Oxum tomar parte na década de 1960 os direitos civis sit-ins em os EUA e são depois no centro das discussões sobre raça e questões de identidade na América de Barack Obama e em Londres contemporânea.

As histórias são o trabalho de cinco dramaturgos: Rotimi Nigéria Babatunde, Marcos Barbosa do Brasil, de Cuba Yunior Garcia Aguilera, American Tanya Barfield e britânicos Gbolahan Obisesan, que nasceu na Nigéria, mas se mudou para o Reino Unido como uma criança.

"Tem sido muito louco ter cinco escritores. Um deles mora em Londres, mas o resto não estive aqui durante o período de ensaio ", o diretor da peça, Rufus Norris, disse à BBC.

"Todos nós ficamos juntos em duas ocasiões e fui para Cuba e para o Brasil, mas, de certa forma, eu sou o escritor sexta; eles tinham que confiar em mim para puxá-lo juntos, para editar, cortar, mover coisas ao redor ", acrescentou.

Norris diz que a idéia para o jogo começou em 2007, quando Elyse a Corte Real de Dodgson foi a realização de oficinas de dramaturgia na Nigéria e Cuba, e ela notou a curiosidade mútua que os escritores tinham para práticas contemporâneas relacionadas à crença iorubá. Algo semelhante havia acontecido com ela no Brasil.

Mais tarde, quando a Corte Real foi convidado a apresentar um projeto para o Mundial do ano passado Estágios Londres festival - organizado para coincidir com os Jogos Olímpicos - dramaturgos do Reino Unido e os EUA foram convidados a juntar-se dentro
Milhões de africanos foram levados à força do continente durante o comércio transatlântico de escravos, e muitos deles foram Yoruba, um dos maiores grupos étnicos da África Ocidental, em particular do atual sul da Nigéria e do Benin vizinho.

"Foi ótimo para tentar recriar as ansiedades, as tensões e as preocupações da época, porque essa era a gênese de uma jornada notável da cultura iorubá da África para a diáspora", Rotimi Babatunde disse.
Sr. Babatunde, que no ano passado ganhou o prêmio de Caine para a escrita Africano, considerado como principal prêmio do continente literário, disse à BBC que, embora o jogo é um memorial para as dores que diferentes gerações passaram por, também é uma celebração "da sobrevivência dos povos da África, de uma cultura que estava ameaçada de extinção, não só na África, mas em vários países do mundo, por isso é uma festa, um festival ".

O sistema de crença Yorubá, Ifá, que tem Olodumare ou Olorum, o criador do universo, como seu deus supremo - assistida por um grande número de divindades menores, diversamente declarado como 201 ou 401 - teve um impacto especial em lugares como Brasil e Cuba onde syncretised com o catolicismo e floresceu, tornando-se candomblé e Santeria, respectivamente.

"Em Cuba, é difícil encontrar estatísticas sobre Santeria, mas eu acho que é a religião com mais seguidores", o escritor Yunior Garcia Aguilera disse à BBC África.

"Meus amigos e eu não são crentes, mas cada vez que abrimos uma garrafa de rum que derramar algumas gotas no chão como oferenda aos orixás, minha família e eu não somos crentes, mas, no caso, podemos manter uma imagem de Eleggua atrás da porta ", acrescentou.

Eleggua, o titular das chaves para as portas do destino, e seu homólogo Echu são as principais manifestações em Cuba de Elegbara, o malandro, que também se tornou Legba no Haiti e na República Dominicana, Exu, em Trinidad e Tobago, e Exu em Brasil.

Iemanjá - que, como Oxum e Oyá, é uma divindade do rio na Nigéria - é considerada a rainha do mar no Brasil, onde ela é conhecida como Iemanjá, e em Cuba, onde ela é chamada Yemaya e é a mãe dos orixás e dos todos os seres vivos. Então não era desrespeitoso para citar uma prostituta Havana depois dela?
"Não", responde o dramaturgo cubano, "na religião iorubá, as divindades e os seres humanos têm uma relação muito próxima. Eles se assemelham muito, e às vezes você não sabe quem serve quem.
"Em Cuba, as pessoas que pensam que eles estão esperando por muito tempo para os orixás para conceder-lhes favores ameaçá-los com a retirada de suas ofertas de alimentos. "Você vai viver a pão e água só até que você faça isso por mim", dizem os orixás ", explicou Garcia.

World Stages Londres era para ser uma "celebração vez-em-um-vida através do teatro da diversidade emocionante de pessoas de Londres e da cultura" e festa, o jogo final resultante do festival, certamente ajuda-lo a atingir esse objetivo.

Ela não só celebrar a cultura iorubá, mas também oferece um vislumbre dos muitos artistas extraordinários de trabalho na capital britânica, que são de ascendência Africano ou ter laços estreitos com o continente.
Naana Agyei-Ampadu (Oxum), Michelle Asante (Oya) e Kobna Holdbrook-Smith (Elegba) têm suas raízes em Gana, a família de Noma Dumezweni (Yemaya) vem da África do Sul e Mahoney Louis (Legba) é da Gâmbia .

Sangue africano também corre nas veias dos bailarinos principais - Ira do Reino Unido Mandela Siobhan e Coral Messam, e Yanet Cuba Fuentes Torres e Alexandre Varona - bem como do cantor e diretor musical Michael Henry cujos pais são da Jamaica.

Festa Outros músicos também têm ligações íntimas com o continente, incluindo o percussionista Sola Akingbola do Jamiroquai, nascido no Reino Unido para os pais Yoruba da Nigéria, e Calos britânicos guitarrista Laurence que tem trabalhado extensivamente com Zimbábue estrelas Stella Chiweshe, os meninos e Bundu Dutiro Chartwell.

Seus esforços são apoiadas e reforçadas pelo projeto Katrina Lindsay, o trabalho Lysander Ashton vídeo e coreografia poderosa Havana baseado George Céspedes ", que tricotar as diferentes histórias juntos.
Para o final, a peça também homenageia - através do homem branco, interpretado por Daniel Cerqueira - para muitos não-africanos que foram transformadas por seu contato com a religião iorubá e têm contribuído para a sua compreensão, incluindo os gostos de Susanne Áustria Wenger , Pierre Verger da França, e Lydia Cabrera de Cuba.

Sr. Babatunde disse à BBC que espera que o jogo vai viajar para a Nigéria em breve, porque, embora as pessoas não têm "consciência alguma" sobre a importância da cultura Yoruba no exterior "talvez eles não entendem a magnitude disto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog