terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Feliz 2014 - Uma Conversa Amiga.

Estamos chegando ao final de 2013, sempre conduzindo um blogger, com a intenção primordial de estabelecer a cordialidade, o respeito, o compartilhamento social, a solidariedade, a internacionalidade, a universalidade. Participando do mundo de eventos, de palestras, visitas, feiras culturais. Usando deste expediente preparo-me sempre para estar ao lado da camada trabalhadora deste país.

Nesta minha pouca experiência de 4 anos de blogger, lancei-me na ideia de por neste espaço alguns assuntos como a literatura em relação a crônica, artigos e poesias.Além de abordar a história a política, os fatos históricos do dia a dia. A minha intenção é por estes elementos pra ajudar quem queira na busca conjuntural social, seja no âmbito nacional ou internacional.

Neste ano defini uma cara pra esse blogger. Resolvi lembrar um grande artista da música por dia seja internacional ou nacional. Depois resolvi por uma poesia em cada dia. e sempre ela vem acompanhada com uma música, que faz o casamento perfeito entre aquilo que você lê e ouve. E isto extrai da minha experiencia como radialista que foi de apenas 2 anos .Depois usei a ideia de por os principais fatos históricos em pauta e escolher as principais reportagens e estudos das universidades.

Aproveitando o ensejo, estabeleço a  minha cultura negra na maioria das coisas que faço, até porque é mais fácil pensar como um negro brasileiro, neto de pessoas que acabaram sendo escravizadas no Brasil e que sofreu todas as violências possíveis, como desprezos, batidas policiais, preconceitos, discriminação racial, religiosa, social e racismo. Entender que sou um ser humano que desde aos 5 anos teve uma vida de risco morei em barracos de madeiras de apenas 2 metros por 3 metros e  somente com uma mãe e duas irmãs pequenas. E uma mulher negra com apenas quatro anos de vida escolar, trabalhando como lavadeira em casa de família ou em armazém de café, ganhando um salário irrisório. E tendo essa mãe, praticando culto afro da umbanda e sendo investigada pelo DOPS, a polícia política, como alguém quem praticava atividades subversivas.

Foi daí que minha mãe abriu um terreiro de umbanda.Entrei na Escola e comecei a discutir cultura negra. desde 1963. e por isto o meu interesse pelos temas de cultura afro. Cresci estudei estudos Sociais, na FARFI/atual Unorp, depois fiz História na Faculdade Dom Bosco de Cultura e Arte, iniciei o Curso de Literatura Comparada UNESP, e não terminei ,fiz o Curso de Africanidade UnB, e Latus Senso sobre africanidade na UFSCAR. Fundei a extinta Fusocaab, sobre a cultura Afro, participei da Associação recreativa Rio-pretense, e passei a ser ativista da Comunidade Negra referente aos estudos. Participei do início do Coletivo Anti Racismo Milton Santos da Apeoesp e o Coletivo Anti Racismo da CUT. Dai a minha desenvoltura com o tema.Conheci o grupo Quilombhoje, participei de alguns cadernos. Em 1988 lancei o Livro Revoadas de Sonhos, tive alguns textos publicados na revista "Educatio", na sua maioria falando de temas ligados a questão racial no Brasil. Fui o autor do Manifesto de Rio Preto Contra a Guerra do Iraque.E ativista em favor do respeito a questão Palestina. E ativista no movimento Amndala pela libertação de Nelson Mandela.  Assim como tive alguns  textos publicados em jornais brasileiros.Estudei sobre os Orixás, e escrevi o texto em que já fiz várias palestras sobre "O processo de Discriminação Racial na Educação Religiosa".

Já fiz vários cursos sobre sobre jornalismo.Fiz curso de radialismo. Já participei de vários encontros sindicais. Fui membro Presidente da Associação de Escritores e Poetas de São Jose do Rio Preto-SP. Ja participei da associação de Violeiros, e fui músico de bailes. Fui membro da Pastoral da Comunicação e Pastoral do Trabalho.  E sambista quando precisa.

Politicamente sempre fui ligado ao Partido Comunista Brasileiro - PCB. Confesso que durante o racha de 1992, fiquei perdido por uns tempos no PPS . Mas lugar de Comunista é no PCB, e na questão racial é no Coletivo Minervino de Oliveira. Apoio ainda todos os movimentos sociais classistas proletários em relação a mulher, as orientações sexuais, sou contra a homofobia e pela Paz entre todos os seres humanos.

E hoje o importante fazer deste blogger, um instrumento de compartilhamento entre cada ser humano, temos leitores no Brasil, em diversas partes do mundo como Estados Unidos da América, Portugal, Alemanha, Itália, Espanha, Angola, Moçambique, Malásia, China, França, Reino Unidos entre outros países. Penso que preciso conquistar á América Latina. Sempre faço destaque de reportagens jornalisticas . Assim é que fazemos este blogger. Com toda a humildade do mundo.

Agora estamos no final de 2013. só espero que todos nos possamos continuar, com este instrumento de comunicação pela Paz.

Sou um simples professor da rede pública de ensino, tenho um projeto na escola que é utilizar a poesia na na história na Escola. escrevo poesias desde 8 anos de idade. Sou uma pessoa humana que tem todos os defeitos do mundo. Mas que deseja a todos apenas , um feliz ano Novo em 2014. Que saibamos conduzir com maestria a orquestração desta vida.

A todos seguidores e leitores de Tela da Reflexão, obrigados,


atenciosamente


Manoel Messias Pereira
professor de História
poeta.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog