segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 30 de dezembro

Câmara Cascudo

Em 30 de dezembro de 1898 - Nasceu Luis da Câmara Cascudo, folclorista e escritor brasileiro.

URSS
Em 30 de dezembro de 1922 - Criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas URSS que compreendia Rússia, Bielorrussia, Ucrânia e Transcaucasia.



Omar Bongo

Em 30 de dezembro de 1935 - Nasceu El Hadj Omar Bongo Odimba, na antiga Lewai, empregado do Correios Congolês, maçon e chegou a presidência do Gabão. Faleceu em 08 de junho de 2009 em Barcelona.
Harry Berger ou Arthur Erwert
Luis Carlos Prestes
Em 30 de dezembro de 1936 - Sumário de culpa de Luis Carlos Prestes e Harry Berger, em relação as atividades políticas no Brasil, quando da Aliança Nacional Libertadora - ANL
Rei Miguel
Em 30 de dezembro de 1945 - O rei Miguel (Mihai) da Romênia abdicou-se do poder sob pressão popular , quando foi declarada a República Popular da Romênia e em 1965 é que passou a ser chamada de Republica Socialista da Romênia em 1965 quando Nicolau Ceuscescu  se tornou líder do Partido e dois anos mais tarde chefe de Estado.
Patti Smith

Em  30 de dezembro de 1946 - Nasceu  Patti Smith, poetisa, cantora e musicista norte americana
Em 30 de dezembro de 1968 - No Brasil os golpistas de 1964, anunciavam a lista dos políticos cassados entre eles só um da Arena , todos os outros do MDB. Eram eles, da Arena Jose Carlos Estelita Guerra, do MDB eram David Jose Lerer-SP, Gastone Righi de SP,Helio Henrique Pereira Navarro -SP, Helio Henki -GB, Hermano de Deus Alves-SP, Jose Lurtz Sabia -SP, Marcio Moreira Alves GB, Matheus Jose Smitd Filho do RS, e Ricardo Bayana Acher Silva do MA.
Em 30 de dezembro de 1972 - Faleceu Carlos Nicolau Danielli, torturado pela repressão governamental brasileira. E No dia 5 de janeiro de 1973 cnsta que o torturador Capitão Ubirajara, mostrou para os outros presos vários recortes de jornais e chegou a dizer "isto vai ocorrer também com vocês".
O livro de Osvaldo Bertolino conta a vida deste revolucionário brasileiro.
Shelton Melo

Em 30 de dezembro de 1972 - Nasceu Selton Melo, ator, dublador, diretor e produtor de teatro, televisão e cinema. Um dos grandes talento da nossa dramaturgia .
Letícia Colin

Em 30 de dezembro de 1989 - Nasceu Letícia Helena Queiroz Colin, atriz, cantora e apresentadora de Televisão, brasileira.
Em 30 de dezembro de 1993 - Conforme a Lei Estadual 8550, cria-se o município de Ipigua - SP, que antes era um distrito da cidade de São José do Rio Preto - SP.
Em 30 de dezembro de 1996 - O governo do Estado de São Paulo, anunciou a investigação das denuncias de vazamento de materil radioativo e contaminação de funcionários no Centro Experimental Aramar no município de Iperó - SP.
Sadan Hussei

Em 30 de dezembro de 2006 - Os Estados Unidos da América, assassina o presidente do Iraque, Sadam Hussein e brinda o mundo na véspera de Ano Novo com este desconforto de um enforcamento em pleno Século XXI, mostrando como este país descumpre com galhardia a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog