sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Cultura Indígena : Oito etnias compartilham suas vivências no Revelando São Paulo Atibaia



Por: Rafael de Almeida Leitão - Assessoria de Imprensa Revelando São Paulo


Awere! Com esta palavra do Tupi, que tem o sentido de gratidão para as etnias indígenas brasileiras, que o Revelando São Paulo celebra a participação de 13 aldeias de 10 municípios paulistas representando 8 etnias. No total, 74 indígenas estarão presentes no Revelando São Paulo, Entre Serras e Águas, o Festival da Cultura Paulista Tradicional que acontece de 8 a 12 de janeiro de 2014 na cidade de Atibaia.



Trata-se de uma participação inédita no Revelando São Paulo. No Festival de Atibaia deste ano, 38 indígenas estiveram no Festival, sendo 6 etnias representadas. O número mais que dobrou, um grande ganho para a importante ação de revelar estas nossas culturas nativas.

Em Atibaia, para o Festival da Cultura Paulista Tradicional estarão as etnias:

Kaingang

Espalhados pelos estados de São Paulo e em outros estados do país, contam com uma população de aproximadamente 34 mil pessoas, vivem em áreas nativas e urbanas.  No Revelando SP Atibaia estará representada pela Aldeia Vanuíre do município de Arco Íris.

Fulni-ô

Aldeia nativa de Pernambuco. É considerada a única etnia do Nordeste que conseguiu manter viva e ativa sua própria língua – o Ia-tê. Os Fulni-ôs que estarão no Revelando vivem na zona sul da cidade de São Paulo

Guarani

Um dos povos de maior história e população, vivem em regiões do Estado de São Paulo, o Festival de Atibaia receberá indígenas da Aldeia Boa Vista, localizada em Ubatuba.

Kariboka

Etnia procedente da mistura de negros escravos fugitivos e indígenas do litoral do estado de São Paulo. Espalharam-se pelo Ceará e Minas Gerais. Em São Paulo, vivem na Aldeia Tupãnaé, que fica no município de Ribeirão Pires.

Pankararé

Etnia originária no estado da Bahia. Os pankararés que compartilharão conosco no Revelando, migraram para o estado de São Paulo onde se adaptaram ao modo de vida urbano sem perder sua cultura, vivem em Osasco, cidade da grande São Paulo.

Terena

Originária do estado do Mato Grosso do Sul, esta etnia é uma das mais populosas do país. Contam com cerca de 25 mil indígenas, espalhados principalmente entre as aldeias do Mato Grosso do Sul e São Paulo. No Revelando Atibaia 2014 se fará presente a Aldeia Tereguá, do município de Avaí.

Tupi-Guarani

Etnia procedente da mistura de grupos formados por povos como os Guarani, os Tupinambá e os Carijó. Encontram-se no litoral de São Paulo, como os que estarão no Revelando. Três aldeias de Peruíbe vêm para o Festival: Bananal, Nhamandu Mirim e Piaçaguera.

Wassu Cocal

Há 50 anos algumas famílias desta etnia vieram de Alagoas para São Paulo que conta agora com aproximadamente 300 representantes do povo Wassu. A migração ocorreu principalmente para Guarulhos, onde vivem 50 indígenas que conseguem manter sua tradição e cultura mesmo em solo urbano.

Além desta vivência com os indígenas que compartilham sua cultura durante o Festival, o Revelando São Paulo – Atibaia 2014 será palco para o lançamento do DVD Toré: Aldeias Urbanas. O documental mostra o universo das Aldeias Urbanas encravadas na Grande São Paulo. Oriundas de outras regiões do país, estas comunidades trouxeram sua cultura e sua espiritualidade. De maneira digna e encantadora, preservam suas tradições na grande metrópole.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog