quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Biko : primeiro libertar a mente



Biko: primeiro libertar a mente

Em 12 de setembro de 1977, Stephen Bantu Biko morreu em detenção policial com a idade de 30, deixando atrás de si um cenário político fundamentalmente alterada e um espelho libertadora para os homens e mulheres negros da África do Sul.

O pioneiro da filosofia da Consciência Negra foi preso na periferia da cidade de Eastern Cape Grahamstown em 18 de agosto de 1977, e levado para a sede da polícia de segurança do apartheid, em Port Elizabeth, onde, de acordo com a Sul-Africano História on-line, ele foi espancado tão severamente que o dano para seu cérebro foi causado:
"Realizar, em certa medida a gravidade de sua condição, a polícia decidiu transferi-lo para um hospital da prisão em Pretória, que foi de 1 133 quilômetros de distância. Ele morreu pouco depois de sua chegada."
A morte de Biko - para que as autoridades negaram responsabilidade - atraiu a condenação mundial das leis e práticas repressivas do apartheid sul-africano.

Ele também alterou significativamente o cenário político no país, ajudando a inspirar uma geração de jovens negros sul-africanos a se comprometer com a luta contra o apartheid sob a "libertação antes de educação" slogan.
Biko tornou-se não apenas um herói da luta de libertação da África do Sul, mas um símbolo universal de resistência contra a opressão, com sua memória elogiado em filmes, livros e músicas - incluindo Peter Gabriel assombração 1980 canção Biko:
"Você pode apagar uma vela
Mas você não pode apagar um incêndio.
Uma vez que as chamas começam a pegar
O vento vai soprar mais alto. "

Após a transição da África do Sul para a democracia em 1994, os policiais responsáveis ​​pela morte de Biko aplicada a anistia para a Verdade e Reconciliação. De acordo com a SA História on-line, enquanto eles admitiram bater Steve Biko severamente, e deitado sobre a data da sua morte, que ainda afirmou que sua morte foi acidental.
"Os policiais de segurança foi negada anistia porque, de acordo com a comissão, a morte de Biko não foi motivada politicamente. Família de Biko opôs a audiência TRC, temendo que sua política de anistia seria roubar-lhes o direito à justiça."

Símbolo da esperança

Trinta e seis anos após sua morte, potente legado de Biko vive. Sem dúvida, o porta-voz mais articulado para negros sul-africanos durante o início da década de 1970, ele foi capaz de identificar o cerne de sua experiência na época - os seus próprios sentimentos de inferioridade e auto-ódio.
"Na cultura popular, ele [continua] um símbolo muito poderoso de esperança ... um ícone de mudança", o filho de Biko Nkosinathi disse uma vez. "Ele ajudou a articular a nossa compreensão, a nossa própria identidade que continua a ressoar em jovens sul-africanos até hoje.
"Suas idéias têm uma influência real bem além do campo político, em organizações culturais, organizações de pesquisa e nas igrejas."
"Steve Biko está em t-shirt, na música, nos jornais," Kopano Ratele, pesquisador da Universidade do Instituto de Ciências Sociais e de Saúde da África do Sul, disse à AFP, em 2008. "As pessoas que eram adolescentes ou em seus 20 anos na década de 1970 ainda se lembra Biko com nostalgia, e eles creditam a ele para dar-lhes um sentimento de orgulho em si mesmos."

Revival de um povo oprimido

Em 1968, enquanto estudava na Universidade de Natal, Biko criou a Organização Estudantes Sul-Africano (SASO) que, sob sua liderança, adotou a nova doutrina pró-negro radical que se tornaria conhecido como Consciência Negra - definido pela Biko como o "cultural e renascimento político de um povo oprimido ".
Em 1971, o Movimento de Consciência Negra havia se tornado uma força formidável na África do Sul, e Biko procurou ir além de uma mera organização estudantil com a criação da Convenção do Povo Negro (BPC).

Apesar de ser proibida pelo governo e restrito a cidade de King William, sua terra natal, em 1973, Biko continuou a promover a causa da Consciência Negra, o estabelecimento de um ramo de Eastern Cape do BPC e, através desta organização aulas de alfabetização e programas de educação em saúde.

Influência

De acordo com a SA História Online, a onda de greves durante e após a revolta de 1976 Soweto dos alunos "demonstrou, em grande medida, a influência exercida sobre Biko vida sócio-política Sul-Africano.
"Embora ele não tomou parte diretamente nos motins de Soweto, a influência das idéias da Consciência Negra os alunos estimulados a lutar contra um sistema injusto, principalmente depois que eles foram obrigados a aceitar africâner como língua para uso em escolas.
"Na esteira da revolta urbana de 1976 e com as perspectivas de revolução nacional se tornando cada vez mais reais, a polícia de segurança detiveram Biko, o líder estudantil franco, em 18 de agosto.
"Neste momento Biko tinha começado a estudar direito por correspondência através da Universidade da África do Sul. Ele tinha 30 anos e teria sido extremamente caber ao ser preso."
O funeral de Biko, realizada em 25 de setembro, teve a participação de diplomatas de 13 países ocidentais, e mais de 10 000 sul-africanos de todos os cantos do país - com barreiras policiais impediram milhares mais de assistir.
No final do dia, Steve Biko foi enterrado "em um complô enlameada ao lado dos trilhos da ferrovia, após um funeral maratona que era tanto uma manifestação de protesto contra as políticas raciais do governo de minoria branca como era uma comemoração mais importante líder negro jovem do país . "


Repórter infoSA. Material biográfico do Sul Africano História on-line
Opinião: setembro 2013
Gostaria de usar este artigo em sua publicação ou em seu site? Veja: Usando materiais infoSA



Read more: http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=/search%3Fq%3Dsteve%2Bbantu%2Bbiko%26biw%3D1440%26bih%3D731&rurl=translate.google.com.br&sl=en&u=http://www.southafrica.info/about/history/steve-biko.htm&usg=ALkJrhh1-GU6DG44QYFLDk5ipLwtwHsPug#.UrDVPNJDuFs#ixzz2nm8WavRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog