domingo, 29 de dezembro de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 29 de dezembro

Cândido Portinari
Carregado de café - obra de Portinari
Lavrador - obra de Portinari


Em 29 de dezembro de 1903 -Nasceu o artista plástico Cândido Portinari, natural de Brodowski-SP, teve a Obra Guerra e Paz na ONU, foi militante do Partido Comunista Brasileira.
Guerra do Contestado



Em 29 de dezembro de 1913 -Durante a Guerra do Contestado, o governo brasileiro monta uma Força Público Catarinense de 200 homens para dirigir-se à aquela região.
Cheik Anta Diop


Em 29 de dezembro de 1923 - Nasceu Cheik Anta Diop, historiador, antropólogo, matemático, físico, doutor em letras e doutor em filosofia, natural de Thieytou - Diourbel Região francês Senegal. Estudou  e formou-se em bacharel em História no senegal, em Paris fez graduação em matemática e física, na Sorbone doutorou-se em Filosofia em 1948. Em 1949 doutorou-se em letras. Atuou politicamente no Rasemblemente Democrátique Africaine (RDA), voltou para o senegal e por três partidos de esquerda fez oposição à Leopoldo Senghor. Acabou sendo preso. Escreveu diversas obras. A sua filosofia é o africanismo. Faleceu em 7 /02/1986.
Rainer Maria Rilke
poeta


Em 29 de dezembro de 1926 - Faleceu em Valmont na Suiça o poeta austríaco  Rainer Maria Rilker, que escrevia poemas em alemão e francês.
Em 29 de dezembro de 1928 - Reuniu - se em Niterói o III Congresso do Partido Comunista Brasileiro - PCB

Em 29 de dezembro de 1934 - O jornal A Voz da Raça, neste dia trouxe sobre a Festa do Natal da Comunidade Negra, mas também abordou a Milícia frentenegrina, criada por precaução pois a frente negra tinha adversários atiçados por movimentos contrários a luta dos negros no Brasil. Daí a necessidade de resguardar-se. trabalho retratado pela professora Regina Pahin Pinto, orientada por Ivair Augusto Alves dos Santos.
Em 29 de dezembro de 1950 - Fundação do Partido Comunista da Bolívia


Em 29 de dezembro de 1975 - Lei no Reino Unido que estabelece que as mulheres devem ter salários iguais aos dos homens em tarefas equivalentes.
Fernando Collor de Mello


Em 29 de dezembro de 1992 - O presidente Fernando Collor de Mello entregou a carta de renúncia no Senado. Que não deteve o julgamento de impeachment, depois de 89 dias de interinidade o vice-presidente Itamar Franco assume a presidência.
Cassia Eller


Em 29 de dezembro de 2001 - Faleceu a cantora brasileira Cassia Eller, vítima de um infarto do miocardio aos 39 anos de idade, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog