sábado, 21 de dezembro de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 22 de dezembro

Vladimir Ilitch Ulianov
Lenin

Em 22 de dezembro de 1895 - Lenin o líder bolchevique foi preso em São Petersburgo por participar da União da classe operária.
Marcelino Rodrigues
marinheiro
João Cândido
o" almirante" negro

Em 22 de dezembro de 1910 - desencadeou a Rebelião dos marinheiro com o açoite sofrido por Marcelino Rodrigues. Quando os marinheiros negros na sua grande maioria passaram a protestar contra os açoites e os castigos sofridos. E na frente do grupo estava  a bordo do encoraçado de Minas Gerais, o líder João Cândido. Houve ataque e 6(seis) oficiais foram mortos. E João Cândido expulso da Marinha.

Em 22 de dezembro de 1944 - Nasceu em Lins - SP,  Hiroaki Torigoe. Realizou seus estudos secundários e posteriormente ingressou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericôdia de São Paulo. Fez parte do Comitê Universitário paulista do Partido Comunista Brasileiro - PCB. Depois partiu pra dissidência, pra luta armada atuando na Ação Libertadora Nacional - ALN, sendo também da Direção do Movimento de Libertação Popular - MOLIPO. assassinado pela repressão militar do Estado Brasileiro  em 05/01/1972.
Exército Popular do Vietnã
Em 22 de dezembro de 1944 - Foi fundado o Exercito Popular do Vietnã.
Em 22 de dezembro de 1955 - setores avançado do sindicalismo brasileiro juntamente com os comunistas criaram o Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Sócio Econômico (DIEESE).
Caetano Veloso e Gilberto Gil

Em 22 de dezembro de 1968 - Caetano Veloso e Gilberto Gil, após protestarem publicamente contra a ditadura ambos cantores foram presos no Rio de Janeiro e mais tarde enviado para o exílio em Londres.
Joshuo Nkomo e Roberto Mugabe
Em 22 de dezembro de 1987 - Foi assinado o documento de unidade no Zimbabwe, entre os dois partidos de libertação. A União Africana do Zimbabwe (ZANI), e a União Popular africana do Zimbabwe (ZAPU), representados por Joshuo Nkomo e Roberto Mugabe.
Chico Mendes

 Em 22 de dezembro de 1988 - Foi assassinado o líder dos seringueiros Chico Mendes em Xapuri -AC. Era filiado ao Partido dos Trabalhadores - PT e presidente do Sindicato dos seringueiros.
Samuel Beckett
teatrólogo

Em 22 de dezembro de 1989 - Faleceu o dramaturgo inglês Samuel Beckett aos 86 anos de idade

Brasão da África do Sul
Em 22 de dezembro de 1993 - A África do Sul aprovou a Constituição igualitária acabando com o Apartheid.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog