sábado, 11 de setembro de 2010

III Encontro Africano de Solidariedade para Cuba

No III Encontro Africano de Solidariedade para com Cuba, os familiares dos 5(cinco ) cubanos presos nos  Estados Unidos da América, puderam manifestar-se e mostrar espeança, com as forças de solidariedade internacional, para que os detidos injustamente possam ser soltos.
João Lourenço vice- Presidente da Assembléia Nacional de Angola, fez um pronunciamento de abertura.



As intervenções na sessão de trabalho do III Encontro de Solidariedade para com Cuba, Isabel Hernandez, irmã do preso Geraldo Hernandes e Magali Hort, irmã do preso Fernanda Hort, manifestaram-se, expressando os seus sentimentos e foram unanimes na esperança da resolução deste caso. Magali agradeceu ao povo angolano por contribuir  com a organização do encontro, e permitir a manifestação sobre a prisão que ela considera injusta. Já Isabel Hernandez, disse que nestes 12 anos, a solidariedade internacional deu passos importante possibilitando a comunicação do preso com os familiares. Mas que essa prisão injusta agora esta nas mãos de Barack Obama.

A história dos cinco cubanos detidos em 1998 na Florida sob a acusação de espionagem em bases militares dos EUA e em grupo de exilados cubanos, além de conspiração para derrubar um avião do grupo de Miami "Hernandes al rescate"

Neste III Encontro Africano de Solidariedade para com Cuba, reune-se 18 países e abordará essencialmente o caso dos cinco cubanos e o Bloqueio a Cuba e o Trabalho de Solidariedade. Entre as autoridades do mundo que manifestaram-se temos Antonio Franco Ndalu, membro do Bureau do MPLA, disse que o encontro é uma retribuição do povo africano aos esforços da República de Cuba, para a libertação e o desenvolvimento dos países africanos. Já Vital Balla presidente da Associação Congolesa de Amizade entre os povos (ACAP) disse hoje que este encontro sustenta os laços históricos entre Cuba e o povo africano.

Manoel Messias Pereira
professor
São José do Rio Preto-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog