domingo, 12 de setembro de 2010

dia 12 de setembro na história

Em 12 de setembro de 1974 - O lider sul africano Steve Biko "criador da consciencia negra", que lutou contra o regime do Apartheid, morreu depois de passar 25 dias numa prisão, onde foi assassinado.


Em 12 de setembro de 1929 - Devido a intensificação do Movimento Comunista no Paraguaí, o Estado decreta em" estado de Sítio."

Em 12 de setembro de 1502 - Cristovão Colombo faz a sua quarta e última viagem chegando a Costa da atual Nicarágua.

Em 12 de setembro de 1992 - Abimael Gusmón, fundador do Movimento Sendero Luminoso é capturado em Lima-Peru.

Em 12 de setembro de 1822 É publicado o primeiro jornal de Macau, intitulado "Abelha da China".

Em 12 de setembro de 1924 - Nasceu Amilcar Lopes da Costa Cabral, engenheiro agronomo e Secretário Geral do Paigc - herói de Guiné Bissau.

Em 12 de setembro de 1996 - Morreu o maestro brasileiro Eleazar de Carvalho, idealizador do Festival de Inverno de Campos de Jordão, em decorrência de um câncer intestinal

Em 12 de setembro de 1998 - Foram presos em Miami, os cinco cubanos acusados de espionagem pela Cia -Agencia de Inteligencia Americana e pela FBI. São elesGeraldo Hernandez, Ramon Lañino, Fernando Gonzáles, Antonio Guerrero e  René Gonzales.

Em 12 de setembro de 1953 John Kennedy, casava-se com Jaqueline Lee Bouvier Onassis.

Em 12 de setembro de 1963 -João Goulart recebe um telefonema do Ministro da Justiça Abelardo Jurema, informando sobre a revolta dos militares, entre os tais sargentos, fuzileiros navais, soldados da marinha, e aeronáltica. Abelardo havia sido avisado as 3 horas da manhã, pelo brigadeiro Francisco Teixeira e imediatamente comunicou ao presidente . Que conseguiu controlar a anormalidade militar.

Em 12 de setembro de 1831 - nasceu o poeta brasileiro(romantismo) Álvares de Azevedo.
Em 12 de setembro de 1957 - Morre aos 56 anos de idade José Lins do Rego, o pioneiro do romance social nordestino, foi advogado, jornalista, cronista, romancista e memorialista. Natural de Engelho Corredor em Pilar na Paraiba(3/7/1901)morreu no Rio de Janeiro. Entre as suas obras "Menino do Engenho e Riacho Doce" as mais importantes.
Em 12 de setembro  de 1871 - morreu o escritor Julio Diniz, entre os seu principal romance, que virou filme  temos o livro "A carne".
Em 12 de setembro de 1974 - Haile Selasie (foto) imperador da Etiópia é derrubado por um golpe militar e preso em Addis Abeba.
Em 12 de setembro de 1911 - O governo Espanhol, reconhece a República de Portugal

Em 12 de setembro de 1969 - É implantado no Ensino brasileiro, conforme o Decreto Lei n.869 em cárater obrigatório em todos os níveis de ensino a Educação Moral e Cívica.
Através dos princípios Democráticos, Preservação do espírito religioso, Dignidade da Pessoa Humana, Amor a liberdade, com responsabilidade e inspiração de Deus, preservar e fortalecer os valôres espirituais éticos da nacionalidade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog