sexta-feira, 10 de setembro de 2010

livro - A Sinfonia Inacabada

Essa é uma obra regida pelo Professor Dr. Antonio Carlos Mazzeo, e que faz um balanço crítico da trajetória do Partido Comunista Brasileiro, um dos mais importantes e o mais antigo partido político do Brasil. Tendo como núcleo analítico a atuação dos comunistas nas décadas de setenta e oitenta do século XX, o livro recupera a profícua e complexa história de uma agremiação política que nasceu junto com o movimento operário moderno brasileiro.

É indiscutível o legado do Partido, no seu aspecto cultural, resultado do enraizamento na sociedade brasileira construído em mais de sete décadas de vida ativa. O PCB reintroduziu o Ocidente no Brasil, contrapondo-o ao Ocidente arcaíco posto pela colonização de tipo mercantil e de caráter colonial escravista, característica de uma sociedade civíl hegemonizada por uma tradição autocrática e tributária de um capitalismo retardatário e de viés prussiano-colonial.

O PCB nasceu de um viés totalmente contemporâneo e nacional, resultado de um novo Ocidente, produto da sociedade capitalista industrial que chega ao Brasil ontologicamente, é portador não somente dos acúmulos políticos realizados pelo confrontos operários da Europa e dos Estados Unidos da América, mas também da luta dos trabalhadores urbanos-industriais brasileiros.

A fundação do Partido Comunista Brasileiro SIBIC (Seção Brasileira Internacional), constituiu-se na maior novidade no cenário político brasileiro do seculo XX ao introduzir as classes subalternas no centro das lutas políticas e institucionais.

Como produto de um movimento que traz em si a universalidade dos combates operários, o PCB travará a luta contra um Ocidente incompleto - marca da particularidade histórica brasileira - a partir dos paradigmas que constituiram, por longos anos, a linha mestra de ação dos comunistas, desenhadas pela Internacional Comunista: a perseguição obscessiva  pela concretização de uma revolução democrático-burguesa no Brasil como "a primeira etapa" da revolução socialista, que ironicamente, o transformará no maior pólo difusor de um projeto nacional-democrático burguês.

Esses elementos contraditórios da trajetória histórico-político do PCB, suas conquistas e seus fracassos, são analisados com rigor neste livro de Antonio Carlos Mazzeo que, ao avaliar os componentes estruturais do Partido Comunista, termina por desnudar também os equívocos, as grandezas e as misérias da esquerda brasileira.
E no seu primeiro movimento desta orquestração ele nos traz "Consciência e Mediação".

"Ao analisar as relações dos homens, no contexto das relações entre individuos sociais e as necessidades que delas se desdobram, devemos levar em conta os elementos ontológicos que conformam, isto é a reprodução social que se estabelece por meio "desses individuos" que possibilita a realização social entre os homens, enquanto seres numenais. O ser social, que constitui em nível ontológico o espaço mesmo de concretização das relações humanas, somente pode ser reproduzido com a intervenção do homem na qualidade de indivíduo real, quer dizer, sob a determinação de uma sociabilidade que constitui o ser precisamente assim da reprodução social realizada pelo trabalho"

Antonio Carlos Mazzeo.
Candidato ao Senado da República Federativa do Brasil
PCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog