quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Vênus Negra no Cinema

Abdellatif Kechiche (autor do filme)
Vênus Negra
francês nascido na Tunísia.

Atriz cubana Yahim Torres

A atriz cubana que faz o papel principal de Saartjie ou Sarah
A história parte de uma realidade ocorrida em Londres quando numa feira como curiosidade, os brancos levaram uma negra e exibiram a como a Mulher Macaco ou "Vênus Hotentote" ou seja a mulher gorila.

Passou por Londres e fez sucesso nos slões parisenses, saindo de uma jaula com uma corrente no pescoço era  tocada pelos espectadores. E tendo  sida essa coitada submetida a exames científicos, quando ela recusou a mostrar as partes íntímas foi torturadas, virou prostituta e morreu em París. Este fato é real. E em 2002 o governo da África do Sul recuperou os restos mortais de Saartjie e hoje estão lá  sepultados.

Provavelmente a atriz Yahima Torres vencerá como a melhor atriz pela sua atuação, diga -se de passagem a primeira no cinema. Embora o diretor tenha recebidos algumas críticas.


A Tela da Reflexão

Este fato verídico, que virou filme, está no conjunto de ações feitas pelos positivistas, que defenderam no passado a idéia do branqueamento pela qual negavam dar valores humanos a qeum fosse, negro, indígena, árabes, judeus e ciganos. Todos esses grupos sofreram  com o processo de racismo, sendo que ainda hoje tudo isto ainda está muito presente na nossa vida. Basta verificar que no Brasil, ainda hoje há dificuldades da pessoa declarar-se negro, pois tudo de ruim foi atribuido ao negro ainda hoje temos a expulsão dos ciganos pelos franceses, e entre os brasileiros um processo discriminatório para com esses seres humanos, e ainda hoje o pastor Terry Jones da Igreja Batista Dove World Outreach Center em Gainosville, diz que fará a queima do livro sagrado dos islâmicos A-Corão no dia 11 de setembro de 2010, trazendo preocupações as autoridades americanase tudo isto é uma aberração, vítima de um processo racial que iniciou na Europa com o deslocamento da idéia do racismo da biologia para o processo da sociologia,e criando essa monstruosidade humana que é o racismo, que vem acompanhado da xenofobia, da discriminação e do processo de preconceito, ou seja um pré julgamento do outro. Embora é moda falar em diversidade ou pluralidade racial. A questão que falta respeito entre os seres da mesma espécie. E esse filme possibilita ampliar a discussão.


Manoel Messias Pereira
professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog