quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Anistia Internacional critica Barack Obama


A Anistia Internacional criticou nesta quarta - feira o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, por sua decisão de manter as sanções contra Cuba, com base na lei de Comércio como inimigo ineficaz e prejudicial.

A organização de defesa dos direitos humanos com sede em Londres recodou que pediu repetidamente a Obama que não renovasse a Lei 1963, prorrogável a cada ano e que atualmente, só se aplica a Cuba, desse fim ao embargo imposto pelos Estados Unidos a Ilha em carta datada de 12 de agosto 2010.

A Anistia Internacional seguirá instando a revogação de uma postura antiquada, adotada durante o período da guerra fria, que desmonstra ser prejudicial para o usufroto dos direitos humanos tanto para os cidadãos cubanos quanto para os americanos.

A nistia destac que um relatório em 2009 intitulado "O embargo contra Cuba seus impactos nos direitos econômicos e sociais ", concluiu que as sanções impostas em 1962 afetaram negativamente o acesso a medicamentos tecnologia médica e colocava em risco a saúde demilhões de pessoas.

Por outro lado ista os mesmbros do Congresso, a reduzirem o impacto negativo da embargada aprovando projetos de leis que flexibizaram as sanções o que segundo ela representaria um passo na direção certa.

Desde que chegou ao poder, Obama abrandou as restrições para os cubanos americanos e , urton (1996).


(parte deste texto foi fundamentado no texto do Jornal Estado de São Paulo)



Manoel Messias Pereira
professor de história


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog