sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 10 de fevereiro de 1755 - Faleceu Charles de Secondat, o Barão de Montesquieu, filósofo iluminista.

Mãe Menininha do Gantois

Em 10 de fevereiro de 1894 - Nasceu Maria Escolastica, conhecida como Mãe Menininha, a famosa yalorixá brasileira do candomblé - faleceu em 1986.

Bertold Brecht

Em 10 de fevereiro de 1898 - Nasceu na Alemanha Oriental, Bertold Brecht,  o teatrólogo, poeta, revolucionário comunista .

Cauby Peixoto

Em 10 de fevereiro de 1930 - Nasceu o cantor brasileiro Cauby Peixoto

Em 10 de fevereiro de 1937 - Fuga de presos políticos do Presídio do Paraiso em São Paulo entre os quais Paulo Emilio Sales Gomes, Issas Maluf, e Arthur Heládio Neves.


Em 10 de fevereiro de 1972 - Na estrada Vicente de Carvalho, no Rio de Janeiro, os policiais do CODI/DOI, reconheceram, dentro de um carro em movimento, os revolucionários, Flávio Augusto Neves Leão de Sales e Antonio Carlos Nogueira Cabral. Passaram a persegui-los disparando aleatoriamente suas armas, assim assassinaram a senhora Iria Amaral e feriram Marinho Floriano Sanches, no tórax, Romeu Silva Pinto no ombro, Altamiro Fiuza no tórax e Armando Fonseca na coxa.Os revolucionários escapara da perseguição, naquele momento. Mas foram mortos depois em outra oportunidade.


Em 10 de fevereiro de 1979 - Faleceu Edward Kardelj, ideólogo do sistema político iugoslavo e um dos fundadores da Liga Comunista do País.


Em 10 de fevereiro de 1992 - Faleceu o escritor norte americano Alex Haley, Raizes aos 70 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog