sábado, 11 de fevereiro de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 11 de fevereiro de 1802 - Nasceu Lydia Maria Child, escritora estadunidense abolicionista

Caio Prado Jr.

Em 11 de fevereiro de 1907 - Nasceu Caio Prado Jr, historiador, geógrafo, escritor, economista e militante do Partido Comunista Brasileiro - PCB.

Em 11 de fevereiro de 1912 - Faleceu o Barão do Rio Branco. Diplomata brasileiro.


Semana de Arte Moderna de 1922


Em 11 de fevereiro de 1922 - Iniciou-se a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, marco fundamental da contemporaneidade brasileira.

Em 11 de fevereiro de 1929 - Foi assinado o Tratado de Latrão, através do qual a Itália reconheceu a soberania Papal sobre a cidade do Vaticano, garantia concedida, posteriormente na Constituição italiana de 1946.


Em 11 de fevereiro de 1979 - Temos a revolução Islâmica, Aiatola Khomeini voltou dos 15 anos de exílio, o Xá Reza, foi derrubado, por um movimento popular democrático.


Em 11 de fevereiro de 1990 - Foi libertado da prisão depois de 27 anos, o advogado Nelson Mandela, que veio a ser presidente da África do Sul. Um preso de consciência que acreditava que negros e bancos pudessem compartilhar de um mesmo ar. Indo contra as ideologias do Apartheid.


fotos de Pierre Verger
Fotos de Pierre Verger
Pierre Verger
fotos de Pierre Verger
etnólogo e fotografo Pierre Verger.

Em 11 de fevereiro de 1996 - Faleceu em Salvador -BA, o fotógrafo e etnólogo, e principal autor de trabalhos de antropologia, sobre a cultura afro brasileira, o francês, Eduard Pierre Verger, que no Brasil, ao tomar conhecimento da obra do escritor Jorge Amado "Jubiabá", quis conhecer a Bahia, e encantou-se com o candomblés, depois conheceu a Nigéria, seu nome ficou Pierre Fantumbi Verger, ou seja renascido em IFÁ.


Hosni Mubarack


Em 11 de fevereiro de 2011 - Renunciava ao cargo de presidente do Egito, Osni Mubarack, após intensa agitação em seu País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog