terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 10 de dezembro

Centro de Havana
mapa de Cuba
Em 10 de dezembro de 1898 - A Espanha, após ter sido derrotada pela invasão americana a Cuba, assinou com os Estados Unidos o Tratado de Paris que pós fins a dominação espanhola nesta ilha.
Clarice Lispector

Em 10 de dezembro de 1920 - Nasceu na Checjelnyk na Ucrânia, Clarice Lispector, escritora romancista naturalizada brasileira.
Luigi Pirandello

Em 10 de dezembro de 1936 - Faleceu em Roma Luigi Pirandelo, dramaturgo, poeta e romancista siciliano (nascido em 1867)

Em 10 de dezembro de 1948 - Declaração dos Direitos Universais do Homem
Cassia Eller

Em 10 de dezembro de 1962 - Nasceu  Cassia Eller, a cantora e compositora brasileira (falecida em 2001)
Esther Ballestrino de Careaga

Em 10 de dezembro de 1977 - Foi sequestrada Esther Ballestrino de Careaga, bioquímica, militante comunista, atéia, nascido no Uruguai, criada no Paraguai e perseguida por suas atividades políticas. Ela foi a chefe do jovem Bergolio o atual papa FRancisco, e troucou muitas conversas e livros. No dia 17 e 18 foi dopada e jogada viva no Rio da Prata. Seu corpo apareceu na praia  do balneario de Santa Teresita. E hoje encontra-se enterrada na Igreja Santa Cruz no bairro de San Cristobal.
Em 10 de dezembro de 1984 - Foi proibida a tortura, de acordo com a Convenção das Nações Unidas, na atualização da Convenção de Genebra pelo alto colegiado da ONU.
Em 10 de dezembro de 1998 - Instituição do Dia Internacional dos Direitos dos Animais pela ONG inglesa Uncaged.
Médico Sem Fronteira

Em 10 de dezembro de 1999 - A Associação Médico sem Fronteira recebe o Prêmio Nobel da Paz.
Hugo de Chaves
Em 10 de dezembro de 2001 - A Federação de Camaras de Comércio e Produção (Fedecámeras) da Venezuela que agrupa os setores empresariais do paíse a Confederação dos Trabalhadores da Venezuela (CTV) convocaram uma greve em protesto contra as medidas governamentais, mas não conseguiram as leis aprovadas de Hugo Chaves.

Em 10 de dezembro de 2010 - A Universidade Federal de Minas Gerais, ganha na Justiça o direito de permanecer com o nome do Projeto Manelsão, inspirado no vaqueiro Manuel Nardi, segundo a decisão do 5. turno do Trbunal Regional Federal (TRF) da 1a. Região. O tribunal recusou pedido feito pelos herdeiros de Manuel que objetivava retirar o Direito da Universidade de usar o alcunha "Manelsão.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog