terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Anistia Internacional denuncia palestino preso sem acusação faz greve de fome



Israel: palestino preso sem acusação faz greve de fome, diz AI



A Anistia Internacional denunciou nesta segunda-feira a condição de um líder do movimento radical palestino Jihad Islâmica, preso em Israel e que iniciou uma greve de fome há mais de 50 dias para pedir sua libertação ou sua acusação formal e um julgamento. Jader Adnan, 34 anos, preso em dezembro pelo exército israelense perto de Jenin, norte da Cisjordânia, está em greve de fome desde 18 de dezembro. Ele anunciou que também deixou de beber.



Adnan está preso sem acusações contra ele, segundo a Anistia. "Há anos, Israel utiliza a prisão administrativa para deter militantes palestinos sem acusações nem julgamento", lamentou a organização de defesa dos direitos humanos em comunicado. "Os comandantes militares podem renovar as ordens de prisão indefinidamente, o que viola os direitos (dos prisioneiros) a um julgamento justo, garantido pelo direito internacional", acusou o comunicado.



Jader Adnan foi transferido nos últimos oito dias a cinco hospitais diferentes, segundo a associação Physicians for Human Rights (PHR). Está atualmente em um hospital de Safed (norte de Israel), onde se recusa a ver os médicos, informou a PHR. A porta-voz do serviço penitenciário afirmou à AFP que o preso poderá receber visita de um médico da associação humanitária e de sua família na terça-feira.





AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog