sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Frente lança site em defesa das comunidades de terreiros



Frente lança site em defesa das comunidades de terreiros



Deputados e líderes religiosos realizaram na Câmara nesta quinta-feira (2), dia de Iemanjá, um manifesto pela tolerância e lançaram o site da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Tradicionais de Terreiro. A frente foi criada em dezembro, com o objetivo de fazer uma interlocução entre o Poder Público e esses povos para garantir seu direito básico de liberdade de culto.



De acordo com levantamento do Ministério da Cultura, existem atualmente 4 mil terreiros de religiões de matriz africana em quatro capitais brasileiras: Porto Alegre, Recife, Belém e Belo Horizonte. Em Salvador, já foram cadastrados mais de 1,1 mil terreiros.



Uma das idealizadoras da frente parlamentar, a deputada Erika Kokay (PT-DF) explicou que a ideia é chamar a atenção do Poder Público para essas comunidades, que segundo ela têm sido obrigadas a se esconder ao longo dos anos para fugir do preconceito.



"Nós precisamos discutir as questões fundiária e de geração de emprego e renda, a cultura e a tradicionalidade, porque não se trata só de religiosidade. São comunidades tradicionais que carregam a nossa própria história".



O artigo 5º da Constituição Federal determina que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e às suas liturgias".



Reportagem – Karla Alessandra/Rádio Câmara

Edição – João Pitella Junior



A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'









Agência Câmara de Notícias

ExpedienteTelefones: (61) 3216.1851 / 3216.1852



Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70160-900

CNPJ 00.530.352/0001-59

Telefone: +55 (61) 3216-0000
Disque Câmara: 0800 619 619



AcessibilidadeEnglishEspañolExtranetFale ConoscoGlossárioSobre o Portal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog