sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ministro Português preocupado com a Economia

O ministro da Economia e Obras Públicas, Álvaro Santos Pereira, afirmou hoje ver "com muita preocupação" os dados divulgados pelo Eurostat na terça-feira, que dão conta de uma taxa de 13,6% em dezembro em Portugal. "Vejo os números com muita preocupação", disse o responsável, à margem de uma apresentação de um think tank sobre o sector do Turismo.

 A taxa de desemprego em Portugal subiu para 13,6% em dezembro de 2011, mais quatro décimas que no mês anterior, e é a terceira pior da zona euro no referido período, divulgou na terça-feira o Eurostat. Do total dos países dos quais o Eurostat disponibiliza números para dezembro, a taxa de desemprego em Portugal situa-se apenas abaixo da registada em Espanha (22,9%) e Irlanda (14,5%).

 No entanto, é de esperar que na Grécia o número de desempregados seja também superior, já que os dados de outubro - os mais recentes para o país divulgados pelo Eurostat - apontam para valores perto dos 20%. No conjunto da União Europeia (UE) e na zona euro os valores registados em dezembro estabilizaram quando comparados com novembro: 9,9% nos 27 e 10,4 entre os países que partilham a moeda única, informou o gabinete de estatísticas da UE. Ps critica atuação do Governo O secretário-geral do PS considerou na terça-feira que dados que apontam para 13,6% de desemprego em Portugal mostram que "a receita" do Governo não resolve os problemas e que são necessárias políticas ativas de criação de postos de trabalho. António José Seguro falava aos jornalistas em conferência de imprensa, depois de confrontado com dados do Eurostat de que a taxa de desemprego em Portugal subiu para 13,6% em dezembro de 2011, mais quatro décimas que no mês anterior.

 "Olhamos para os números do desemprego com elevada preocupação. Isso significa que a receita que está a ser aplicada não resolve os problemas e até aumenta o nível de desemprego em Portugal, sobretudo entre os jovens", respondeu o líder dos socialistas. Bruxelas pede "progressos concretos" Também na terça-feira, o presidente da Comissão Europeia pediu ao primeiro-ministro uma "metodologia de trabalho" para se atingirem "progressos concretos" até abril no combate ao desemprego entre os jovens, com a criação de uma "equipa de ação" para analisar o fenómeno.

 "No que respeita a Portugal, o grupo deveria ser liderado, de preferência, por um membro do seu gabinete e incluir, a nível técnico, as autoridades nacionais competentes responsáveis pelos fundos estruturais, o emprego e a educação, bem como os parceiros sociais nacionais", escreveu Durão Barroso a Passos Coelho, em carta endereçada e divulgada à imprensa em Bruxelas. Durão Barroso escreveu ao primeiro-ministro português e a outros sete chefes de Governo de países da União Europeia (UE) com maiores taxas de desemprego. A missiva surge no dia seguinte ao anúncio, na segunda-feira, de que a "Comissão Barroso" propôs o lançamento imediato de programas-piloto para reduzir o fenómeno do desemprego. Palavras-chave Álvaro Santos Pereira, ministro, taxa, Economia © Expresso Página inicial Atualidade Economia Dinheiro Life & Style Desporto Tecnologia e Ciência Dossiês Opinião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog