terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Em Minas Gerais a frente de Esquerda será formada para as eleições de 2014



Brasil - Diário Liberdade -

Segundo o jornal Estado de Minas, os partidos PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) e PCB (Partido Comunista Brasileiro) estão articulando uma frente para as eleições deste ano no estado das Minas Gerais.

A intenção é unir socialistas e comunistas na campanha pelo governo, Senado e Câmara dos Deputados.

O nome forte para concorrer pela frente ao governo do estado é de Maria da Consolação. Professora e militante do PSOL, ela ficou na terceira colocação nas últimas eleições para a prefeitura da capital mineira, Belo Horizonte (BH), com 4,5% dos votos. O novo presidente do PSOL no estado, Carlos Campos, disse que há interesse, mas ainda vai discutir o assunto em reuniões do partido no mês de fevereiro.

Leia também: Presidente do PSOL: "Somos oposição ao governo Dilma e não nos aliamos com os demo-tucanos"

Por parte do PSTU, a presidente da legenda no estado, Vanessa Portugal, deve ser candidata, seja ao cargo de governadora ou vice, pela frente ou em candidatura em separado. Portugal foi a 4ª colocada nas últimas eleições para a prefeitura de BH, justamente atrás da candidata do PSOL, que tinha coligação com o PCB.

Já para o novo secretário político do PCB mineiro, Túlio Lopes, os três partidos vêm crescendo no estado, o que dá mais força para montar a frente de esquerda. Entre os comunistas, o principal nome é de Daniel Cristiano. Nas eleições para a prefeitura de sua cidade, Ipatinga – interior do estado –, ele obteve 12,16% dos votos. Nessa disputa, Cristiano ficou a frente do candidato do maior partido do Brasil, o PMDB.

Leia mais: Mauro Iasi do PCB: "Junho é a materialização do Bloco Revolucionário do Proletariado"

No entanto, Daniel Cristiano deve sair como candidato para uma vaga na Câmara dos Deputados ou Assembleia Legislativa, na tentativa de se eleger deputado. O partido está no meio de um congresso partidário. Nos dias 1 e 2 de fevereiro o partido reúne para discutir esta e outras questões.

A frente pode contar com apoios de movimentos sociais e partidos sem registro legal na justiça eleitoral.

Outras candidaturas da esquerda mineira

Outros dois partidos da esquerda mineira devem lançar candidaturas próprias. O PCO (Partido da Causa Operária), pelo histórico em processos eleitorais, e por sua grande influência junto aos trabalhadores dos Correios no estado, lançou Pepe para a prefeitura da capital em 2012 e Adilson dos Santos ao governo do estado em 2010. Deve lançar um dos seus quadros este ano para o cargo de governador.

O PPL (Partido Pátria Livre), partido que disputou as primeiras eleições em 2012, filho do movimento guerrilheiro MR-8, deve apresentar o nome do coronel reformado da PM-MG, Francisco Rubió, para concorrer ao cargo máximo do estado.

Minas Gerais sob controle da direita

O estado das Minas Gerais vem sendo governado pelos tucanos (PSDB) há 11 anos. Em 2003, o atual pré-candidato pelo PSDB ao governo federal, senador Aécio Neves, assumiu o comando do estado. Em 2010 conseguiu fazer seu sucessor, Antonio Anastásia. O estado jamais teve um governador de esquerda. O PT, hoje considerado de centro-esquerda, chegou apenas à prefeitura de BH. Para as eleições deste ano, Fernando Pimentel - ministro do governo Dilma e ex-prefeito de BH - é o melhor colocado nas pesquisas eleitorais, inclusive à frente dos tucanos.

Oposição de esquerda ao governo Dilma

A nível nacional, como o Diário Liberdade já vem informando, os três partidos tem seus pré-candidatos definidos. Zé Maria pelo PSTU, Mauro Iasi pelo PCB e Randolfe Rodrigues pelo PSOL. Porém, nenhuma delas é uma candidatura oficial. O PCO que, ao lado de PCB/PSOL/PSTU, faz oposição de esquerda ao governo do PT-PMDB, deve lançar sua candidatura própria. Em vídeo sobre a frente de esquerda, o presidente nacional do partido, Rui Costa Pimenta, descartou formação de frente de esquerda com objetivos eleitorais.

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog