quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Pós Graduação em Jornalismo Literário



PÓS EM JORNALISMO LITERÁRIO
Inscrições estão abertas em São Paulo e Curitiba
14/01/2013 na edição 781

   
Estão abertas até 14 de fevereiro as inscrições onlinepara o curso de pós-graduação em jornalismo literário, pioneiro e único do país, para turmas de São Paulo e Curitiba. A edição de 2014 será a décima a ser realizada consecutivamente sob a direção pedagógica do escritor, jornalista e professor Edvaldo Pereira Lima. O curso foi lançado em 2005 pela ABJL - Academia Brasileira de Jornalismo Literário, entidade que marcou época nesse segmento específico da educação jornalística.

A entidade foi extinta em 2013, mas o curso continua. Pereira Lima foi um dos cofundadores da ONG, cujo legado acadêmico segue sob sua liderança. Faz parte do corpo docente, além do próprio Edvaldo, um elenco que inclui, entre outros, profissionais do calibre de Monica Martinez, Alex Criado, Renato Modernell e José Carlos Fernandes, todos professores-doutores e jornalistas, assim como Mauri König e Cristiano Castilho, profissionais consagrados da equipe do jornal Gazeta do Povo.

A Pós-Graduação em Jornalismo Literário é indicada especialmente para jovens jornalistas e recém-formados sintonizados com a tradição do jornalismo de bom texto, para jornalistas veteranos e experientes que desejam aprimorar-se na área, professores, profissionais de Letras, História, Ciências Sociais, Psicologia, Educação e de quaisquer outras áreas de conhecimento que tenham interesse pela prática da modalidade, também conhecida como Jornalismo Narrativo, Literatura da Realidade e Literatura Criativa de Não Ficção. Entre os formatos narrativos do Jornalismo Literário destacados pelo curso encontram-se o perfil, a reportagem temática, a narrativa de viagem e o ensaio pessoal. Biografias e textos de memórias também são abordados.

Origem e renovação

O curso é um desdobramento do trabalho acadêmico pioneiro de Edvaldo Pereira Lima na Universidade de São Paulo, durante anos de atividade como docente e pesquisador, em que se dedicou essencialmente ao jornalismo literário, produzindo estudos sobre o tema, desenvolvendo disciplinas de pós-graduação especializadas, orientando Dissertações e Teses, estimulando a formação de profissionais de alto nível nesse campo. É autor da obra mais completa sobre jornalismo literário no Brasil, na sua quarta edição atualizada e ampliada: Páginas Ampliadas: O Livro-Reportagem Como Extensão do Jornalismo e da Literatura(editora Manole).

Pereira Lima participou da criação e da administração da ABJL por vários anos, projeto de iniciativa de Celso Falaschi e de Rodrigo Stucchi, ao qual Sergio Vilas-Boas também veio a se integrar. Em paralelo ao curso, a ABJL manteve seu portal no ar até 2013, assim como a revista eletrônica TextoVivo. Outra realização marcante da Academia foi a primeira conferência brasileira de jornalismo literário, em 2007, com a participação de importantes profissionais brasileiros e internacionais. Outra ação relevante da ABJL foi a publicação de uma antologia de textos de novos jornalistas literários do país, autores que fizeram sua formação especializada nesse curso de pós-graduação.

O curso segue a linha de abordagem de seu diretor para o jornalismo literário, pautada pelo resgate de sua longa tradição em diversas partes do mundo, pelo mapeamento de seus conceitos, procedimentos e técnicas, de um lado. De outro, introduz avanços proativos que incluem o método de estruturação de narrativas Jornada do Herói, o método de redação espontânea Escrita Total, conceitos oriundos da psicologia humanista aplicados à ação do escritor da realidade e princípios transdisciplinares integrados procedentes de distintos campos de conhecimento.

O curso de pós-graduação é da categoria lato sensu (Especialização), com 370 horas de carga horária, totalmente presencial, com aulas quinzenais, realizadas nas noites de sexta-feira e aos sábados. É parceira do programa a Faculdade Vicentina, de Curitiba, credenciada pelo MEC para cursos de pós-graduação em todo o país.

Informações para a imprensa:

As inscrições para as turmas 2014 de São Paulo e de Curitiba podem ser feitas através do site www.edvaldopereiralima.com.brque contém todas as informações sobre o curso. Demais esclarecimentos - pelo endereço ed.pl@terra.com.br- podem ser solicitados por e-mail.

Patrícia Cicarelli - Assessoria de Imprensa - Fones: (+55 11) 5589-4123 / (+55 11) 9-9980-3813 - E-mail: cicarelli.time@uol.com.br - Twitter: @PCicarelli

Facebook: http

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog