quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Fatos Históricos importantes do dia 16 de janeiro

Miguel Cervantes
Em 16 de janeiro de 1605 - Foi lançada a primeira edição do livro de Miguel Cervantes Dom Quixote.





Susan Sontag

Em 16 de janeiro de 1933 - Nasceu Susan Sontag , escritora, crítica de artes e ativista norte americana, natural de Nova Iorque, escreveu "Eros and Civilização", "Freud : The Mind of the moralist", e afirmou num texto jornalístico "Guerra do Iraque recordará  pelas fotografias, pelos videos e as torturas cometidas pelos soldados americanos na prisão de Abu Ghroib. (Susan já é falecida).

Sade Adu

Em 16 de janeiro de 1959 - Nasceu a cantora Sade Adu, anglo nigeriana
Em 16 de janeiro de 1969 - 38 deputados cassados e 5 punidos no Brasil pela Ditadura Militar que esteve no poder atendendo aos anseios de Washington.
jornalista Mario Alves

Em 16 de janeiro de 1970 - O jornalista Mario Alves, responsável pelas publicações da editora Novos Rumos e a Voz Operária, militante do Partido Comunista Brasileiro - PCB, foi barbaramente torturado e morto, pelos agentes torturadores do Estado brasileiro.
Miguel Reale Jr.

Em 16 de janeiro de 1975 - Miguel Reale Jr é eleito membro da Academia Brasileira de Letras
Sá Reza Pahlev
Em 16 de janeiro de 1979 - Durante a Revolução Iraniana, Xá Reza Pahlev foge do Irã com a sua família para o Egito.
Abdias do Nascimento

Em 16 de janeiro de 1985 - O professor Abdias do Nascimento retorna a Câmara dos deputados, logo após a realização do Colégio Eleitoral. Sua atuação foi em defesa dos direitos civis dos negros brasileiros. Enfocando o racismo e a discriminação racial. Propos o dia 20 de novembro como Feriado Oficial do rasil, cotas de 20% para as mulheres negras e 20% para os homens negros na seleção de candidatos ao serviço público.
Em 16 de janeiro de 1991 - Início da Guerra do Golfo Pérsico (Iraque) e a invasão no Kuait, durou 43 dias .
Laurent Dèsiré Kabila


Em 16 de janeiro de 2001 - Laurent Desiré Kabila, presidente da República Democrática do Congo foi assassinado por um de seus guarda-costa.
Ellen Johnson Sirleaf

Em 16 de janeiro de 2006  - Ellen Johnson Sirleaf venceu as eleições presidenciais da Libéria, sendo a primeira mulher a governar o país.
Edileda Salgado do Nascimento

Em 16 de janeiro de 2010 - Aconteceu o Seminário Abolição de Fato, organizado pelo Secretaria do Movimento Negro do PDT num processo de imersão para a formação de liderança. A sr. Edileda Salgado do Nascimento presidente do movimento abriu os trabalhos em Brasília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog