terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Fatos Históricos importantes do 14 de janeiro

Juarez do Nascimento Fernandes Távora
Em 14 de janeiro de 1898 - Nasceu Juarez do Nascimento Fernandes Távora em Jaguaribemirim -CE, militar participou do Movimento Revolucionário Paulista contra o presidente Arthur Bernardes. Em 1926 participou da Coluna Prestes, foi preso e libertado no governo de Washington Luiz. Durante o governo de Getúlio Vargas, participou da repressão contra a Revolução Constitucionalista. Considerado um entreguista.
Foi contra a criação da Petrobrás no Brasil. Ocupou inúmeros cargos públicos no governo de Getúlio Vargas.
O jornal Terra Livre
Neno Vasco 
Em 14 de janeiro de 1906 - Saiu no Rio de Janeiro o Jornal operário Terra Livre editado por Neno Vasco autor da primeira versão para português do Hino da Internacional.
Em 14 de janeiro de 1936 - Chegou ao Rio de Janeiro preso a bordo do navio Itahité o tenente Sillo Meirelles.
Em 14 de janeiro de 1937 - Inicio do sumário de culpa de Herculano Cascardo, Roberto Sisson e Francisco Mangabeira, membros da extinta Aliança Nacional Libertadora.

Em 14 de janeiro de 1937 - O capitão Triffino Correa e o Tenente Mario de Souza fugiram da prisão hospitalar deixando uma carta alegando não disporem de recursos financeiros para pagar o tratamento.
jornalista Mario Alves
PCB
Em 14 de janeiro de 1970 - Foi preso Mario Alve Vieira de Souza, ele que era jornalista, casado com a sra. Judith Vieira de Souza. Após a prisão foi conduzido ao CODI que funcionava na Rua Brão de Mesquita, na Tijuca - Rio de Janeiro. E levado as Câmaras de Tortura para ser supliciado com a mais rigorosa violência bestial. Torturado dependurado no pau de arara, teve o corpo molhado e levado choques elétricos. espancado e jogado no corredor do prédio do PIC Pelotão de Investigações Criminais, com o corpo nú e todo transfigurado, veio a falecer em 16 de janeiro de 1970. Era membro da direção do Partido Comunista Brasileiro - PCB.
General Geisel

Em 14 de janeiro de 1974 - O General Ernesto Geisel foi escolhido presidente da Republica da República Federativa do Brasil por eleições indireta. Mais um presidente do período ditatorial.  E assumiu em 15 de março de 1974.
Austin Kincaid

Em 14 de janeiro de 1980 - Nasceu a atriz e modelo  norte americana Austin Kincaid em Asheville - Carolina do Norte, EUA.
Jordy

Em 14 de janeiro de 1988 - Nasceu em Saint-germani em Lay,  Jordy Claude Daniel Lemoine, cantor francês.
Frankie Sandford

Em 14 de janeiro de 1989 - Nasceu Frankie Sandford atriz e cantora britânica
Legião Urbana

Em 14 de janeiro de 1995 - Último show da banda brasileira Legião Urbana na cidade de Santos.
Falecimento de Giovinazzo
Em 14 de janeiro de 2014 - A população de São José do Rio Preto-SP, fica sem a figura de Ferdinando Giovinazzo, livreiro, poeta, autor do Hino de São José do Rio Preto-SP. Quando estive a frente da ARPE, propus homenageá-lo, com a medalha de homenagem as personalidades importantes da literatura local. Não foi possível os escritores locais em região não acataram a minha proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog