quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Fatos Históricos importantes do dia 15 de janeiro

Pierre Proudhon


Em 15 de janeiro de 1809 - Nasceu em Besançon - França, Pierre Proudhon, anarquista francês, intelectual e escritor. Autor de "Qu'est-ce que la proprieté" em que ele faz crítica a propriedade privada. Em 1846 escreveu "sistema de Contradição econômica ou Filosofia da Miséria" onde faz a crítica ao pensamento de Karl Marx. E Marx responde escrevendo a obra "Miséria da Filosofia".
Gamal Abdel Nasser


Em 15 de janeiro de 1918 - Nasceu Gamal Abdel Nasser, presidente do Egito (falecido em 1970).
Rosa de Luxemburgo


Em 15 de janeiro de 1919 - A revolucionária e lider política Rosa de Luxemburgo foi brutalmente assassinada pelas organizações paramilitares, depois de ser sequestrada e torturada, a mando do governo social-democrata.
Karl Liebknecht


Em 15 de janeiro de 1919 - Assassinato de Karl Liebknecht na Alemanha
Martin Luther King


Em 15 de janeiro de 1929 - Nasceu em Atlanta - Georgia Martim Luther King. Tornou - se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos da América e numa campanha de não violência e amor ao próximo. Era pastor batista e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americano.
Em 15 de janeiro de 1936 - A Frente Popular, foi uma histórica coalizão eleitoral criado pelos partidos de centro esquerda e comunista. Nascendo assim a Caolizão socialista e comunista na Espanha.
Em 15 de janeiro de 1937 - Prisões e apreensões de materiais na Rua Caicó, 98 - Jacarepaguá- RJ, em que muitos estavam reaticulando a Aliança Nacional Libertadora - ANL.
Em 15 de janeiro de 1970 - A região de Biafra é reincorporada à Nigéria.
Muammar Al Gadaffi


Em 15 de janeiro de 1970 - Muammar Al Gadaffi foi proclamado presidente da Líbia.
Em 15 de janeiro de 1975 - Assinado o acordo de Alvor em que Portugal reconhece a Independência de Angola.
Tancredo Neves



Em 15 de janeiro de 1985 - O Colégio Eleitoral escolheu o deputado Tancredo Neves que concorreu com Paulo Maluf como novo presidente da República. E no dia 15 de março deveria ser sua posse, mas fica doente antes, falece dia 21 de abril em seu lugar ficou o vice candidato a presidência José Sarney, atual Senador do MDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog