domingo, 14 de fevereiro de 2010

Semana de Arte Moderna - 1922

A semana de arte Moderna que aconteceu a exatamente 88 (oitenta e oito) anos, nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro de 1922, merece por parte de todo o brasileiro uma reflexão.
Naquele momento da história significou um romper com os laços europeus, por outro lado é como abraçar uma mulher linda e cheirosa não adianta separar o perfume inebriante fica no ar, e nós homens embriagamos pelo sexo oposto. Mas há quem discorda e devemos compreender.
A Semana de Arte de 1922, constituiu o grande divisor de águas conforme diz um dia um poeta lá de Uberaba, que chamava-se Guido Bilharinho.
E embora antes desta semana na literatura já tinhamos uma prosa, escrita como "Memória de Um Sargento de Milícias" editado em 1852 e 1853 escrito por Manuel Antonio de Almeida, o Ateneu em 1888 de Raul Pompéia, O Cortiço em 1890 de Aluisio de Azevedo, e mesmo alguns contos de Machado de Assis que já ouvi falar porém ainda desconheço ou melhor não li. Mas essas obras já traz sinais de uma mudança, num novo tratamento estético da palavra.
Em 1922, a apresentação de novas obras, e novos autores que rompe com chamado parnasianismo europeu e abre as possibilidade de um novo experimentalismo em termos de estética. E isto vai ser demonstrado principalmente em termos de artes plásticas. Inclusive alguns pintores vão usar, imagens como do negro trabalando, do ser mestiço, de uma estilização bem acentuada e assim segue, até mesmo no padrão da escrita.


Artistas da Semana de arte de 1922

O Modernismo no Brasil - Inicia-se portanto com um Movimento evidenciado principalmente pela:
-Oposição ao parnasianismo e ao simbolismo
-rejeição do retórico, do eloquente e do convencional
-abolição da métrica, da rima e de toda e qualquer norma ou estereotipo
-experimentalismo, invenção e pesquisa permanentes
-poesia do cotidiano destituída de rebuscamento
-linguagem popular e brasileira
-contraposição da linguagem vinda dos europeus eruditas e classicizante
-poema - piada e poema fraglante

E alguns autores como Mario de Andrade, que usa os princípios do, Direito permanente à pesquisa, atualização da inteligência artística brasileira
e a estabilização de uma inteligência criadora nacional.

Ja Menotti Del Pichia, que foi membro do Partido Comunista Brasileiro, dizia, da negação do passado, porém não da tradição: autonomia cultural: liberdade para a invenção formal; a revolução da linguagem; e o espirito revolucionário internacionalista .

E estes autores vão influenciar o ostros que viram ao longo de toda a história do Brasil.


Aqui temos uma reedição de uma Semana de Arte que não foi a de 1922, mas em 2007, portanto a Grande paulicéia desvairada continua eternamente por todo São Paulo e influenciando todo o Brasil.

Se queres sabr se houve mudanças de vida políca e situacional do brasileiro com o fim da monarquia e o princípio da República é evidente que não. E há quem defende em tese, que o que ocorreu foi uma art-nouveau típico da Belle Epoque européia, pois o parnasianismo, o simbolismo o realismo, todos chegaram ao Brasil com certo atraso e em circunstância diferenciada daquelas que, na Europa se originou.
Por isto temos sim que crer nesta autentica reviravolta que aconteceram nas artes e nas letras em 1922, pelo revigoramento das raizes, da nacionalidade. Ou seja 1922 precisava promover uma nova realidade cultural, e com isto chocou os acadêmicos da época e abriu caminhos novos no processo artístico.
Este era um movimento que realçou as transformações sócio-econômicas pelas quais o país passava, revelando, ainda, uma virada na consciência nacional ao romper com os modelos acadêmicos e importados, valorizando ao extremo nossa realidade e nossa potencialidades.

É bom as pessoas que fazer a análise pra reflexão entende, que isto não é olhar com os olhos de hoje, mas as condições histórica de 1922 e os valores daquela época, evidente.



Manoel Messias Pereira
professor de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog