domingo, 21 de fevereiro de 2010

O Golpe de estado no Niger

Mamadou Tandja presidente deposto

Um golpe militar derruba nesta quinta feira dia 19 de fevereiro de 2010, o Presidente do Niger Mamadou Tandja, que permanece sob o poder da Junta Militar, juntamente com mais 7 sete Ministros presos, conforme informou Issoufou Tamboura, Diretor de Comunicação do Movimento Nacional para o Desenvolvimento (MMSD) Os detidos são, Albadeh Abouba ministro do interior, Lamido Moumuoni de Infra-estrutura, Ali Lamine Zére, Aichatou Mindoudou, Issa Mazou, Djda Hamadou e da Justiça Garbas Lombo.

O Conselho Supremo para Restauração Democrática (CSRD) derrubou o presidente num confronto armado ao redor do palácio presidencial. Os militares dissolveram o governo e suspenderam a polêmica Constituição aprovada em agosto de 2009, e que permitia a permanência de Tandja ao poder até 2012.



O CEDEAO - Conselho Econômico dos Estados da África Ocidental, suspenderam o Niger devido a organização do referendo a 4 de agosto último, que permitiu o mandato do presidente mesmo depois do seu segundo mandato que expirou em dezembro de 2009.

A UA - Unidade Africana, reafirmou igualmente a CEDEAO, e supendeu o Niger após o golpe. O Conselho de Paz e Segurança (CSP) da União Africana condenou na sexta-feira, Addis Abeba, o golpe de 18 de fevereiro no Niger. E o Niger fica suspenso até a restauração da ordem constitucional.
O Comissário de UA para a Paz, Ramtane Lamanra, disse que a Organização Continental vai prosseguir a sua mediação, apesar das sanções imposta contra o país. E que o objetivo é auxiliar a restauração democrática, mas cabe aos nigerinos dar seus passos.
Comentários
É preciso sempre quem está de fora do conflito entender que há uma auto-determinação dos povos, pra que cada país, encontre a sua orientação política.
Manoel Messias Pereira
professor de História


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog