quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Situação Séria na Turquia

O General Ilkes Basbug da Turquia Comandante do Exercito (foto).

O exercito turco qualificou de situação séria, quando dezenas de oficiais do exercito são presos suspeitos de tramar um golpe de Estado contra o governo conservador.

Ontem foi organizado no quartel General do Estado Maior uma reunião, da qual participaram todos os generais e almirantes das forças armadas turcas, para uma avaliação da situação ocorrida após uma investigação efetuada pelo Ministério Público de Istambul, conforme o Estado Maior.

Não há detalhes nas noticias, sobre essa reunião, só sabemos que dessete generais aposentados e quatro almirantes da ativa figura entre os 49 militares presos na Turquia, numa operação inédita nos circulos militares.

Segundo André Funckel, jornalista que mora na Turquia,dia a Euronews, que tudo parte de uma luta entre o governo e os secularistas e que que os documentos apreendidos mostram que tramavam um golpe contra o Estado. E que o Exercito tornou-se uma espécie de guardião dos princípios secularistas na Turquia a pelo menos 8 decadas. O exército sempre teve uma posição privilegiada na política turca. E desde dos anos 60 já foram quatro golpes militares na Turquia. O exercito critica o executivo e tentavam organizar uma resistência popular. O governo afirma que violaram a Lei e que vão pagar por isto.



Comentários



O golpe quando ocorre é sempre algo que machuca a população. Mas o povo deve ter a maturidade suficiente pra entender o atual momento e de forma democrática e passível fazer sempre a melhor escolha. Ou seja analisar quem serve a quem, e como vivem e são estabelecidos os direitos e as garantias individuais de cada cidadão no País. Esta ao contrário da noticia do Niger está em todos os meios de comunicação inclusive na Rede Globo.


Manoel Messias Pereira
professor de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog