Seminário de Educação Escolar Indígena é realizado em Manaus
O evento promoveu debate sobre o “arcabouço ideológico” da política de línguas indígenas desenvolvidas pelo estado brasileiro ao logo de sua história para os índios da região amazônica
ACRITICA.COM
A Faculdade Martha Falcão (FMF) realizou nesta quarta-feira (17) a 13º edição do Seminário de Educação Escolar Indígena, uma discussão acerca da questão política das línguas indígenas e a educação escolar indígena no Estado do Amazonas.
Em contato com a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (SEIND) a coordenação do curso de Pedagogia conseguiu levar ao evento a Associação Comunidade Wotchimaucu, Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro, Associação Artesãs Indígenas de Manaus Amazônia Viva, Associação dos Artesoes Indígenas Residentes de Manaus, Associação Comunidade Indígena Wanano e Conselho Indígena INHA-BE.
O evento contou com a participação dos acadêmicos da FMF e de diversas faculdades, interessados na temática, oportunizando o debate sobre o “arcabouço ideológico” da política de línguas indígenas desenvolvidas pelo estado brasileiro ao logo de sua história para os índios da região amazônica.
Para a Cacique da Aldeia INHA-BE, Hary Maria, que participa do evento há três anos a iniciativa é muito importante para manter viva a tradição do povo indígena e discutir as políticas desenvolvidas no Brasil. “Ser convidada para esse evento é importante para que todos lembrem que nós existimos. Podemos falar sobre os problemas e ainda expor nossos artesanatos, como não tenho onde vender o seminário é de grande ajuda”, conta.
Palestras
Participaram do evento alguns pesquisadores. Entre eles, a historiadora de questões amazônicas, Professora Etelvina Garcia; o professor doutor Pe. Luis Laudato; professor doutor Frantomé Bezerra Pacheco, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); o professor e Pe. José Reginaldo Oliveira, Bacharel em Filosofia e Mestrando em Antropologia, diretor do Colégio Salesiano da Zona Leste.
Programação Cultural
Com a proximidade da comemoração do Dia do Índio, comemorado nesta sexta-feira (19), a programação cultural que foi realizada na quadra da FMF e envolveu todos os alunos da instituição, também ficou por conta da temática indígena. Com participação do Grupo Watyawa, que apresentou o Ritual da Tucadeira.
Contando ainda com exposição e venda de artesanato indígena das diversas etnias participantes. Uma exposição fotográfica do Professor Origenes Angelito Martins e a apresentação da multi-instrumentista Hácara Ariela Souza, com repertório de músicas regionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão