sexta-feira, 26 de abril de 2013

Fatos Históricos importantes dia 26 de abril

Em 26 de abril de 1500 - Foi realizada a primeira missa no solo brasileiro, após a chegada de Pedro Álvares Cabral, missa essa realizada pelo Frei Henrique Soares de Coimbra.
Carl Einstein
Em 26 de abril de 1885 - Nasceu Carl Einstein, historiador e crítico de arte alemão, considerado vanguardista de cunho anarquista.
Mario de Sá Carneiro
poeta português


Em 26 de abril de 1916 - Faleceu o poeta português Mario de Sá Carneiro
Em 26 de abril de 1937 - Bombardeio alemão, arrasa a cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola. Sendo que Pablo Picasso retratou-a num de seus célebres quadros.
Benedita da Silva

 Em 26 de abril de 1942 - Nasceu Benedita da Silva, a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira no Senado da República Federativa do Brasil e a primeira governadora negra de uma Unidade da Federação, foi governadora do Rio de Janeiro, é assistente social com uma preocupação especial a criança.
Tanzânia

Em 26 de abril de 1964 - Tanganica e Zanzibar fundiram-se para formar a Tanzânia
Mariana Ximenes

Em 26 de abril de 1981 - Nasceu a atriz e modelo brasileira Mariana Ximenes do Prado Nussi.
Usina de Cherrnobyl

Em 26 de abril de 1986 - Em um acidente o reator da Usina de Chernobyl saiu de controle, durante um teste de rotina. A reação em cadeia criou uma bola de fogo que explodiu a tampa de aço que lacrava o ambiente.Um  acidente que tomou grandes proporções precisando retirar a população local, que não acreditava e muitos resistiam em permanecer no local afetado.
Em 26 de abril de 1994 - Aconteceu a primeira eleição multi-raciais na África do Sul.
Em 26 de abril de 1998 - Faleceu a camarada Adalgisa Cavalcante aos 96 anos de idade em Recife_PE, foi professora, deputada do PCB e é de sua pena o projeto que garantiu o abono familiar as mães que prestam serviço público. A camarada foi vítima de uma isquemia cerebral.
Dra. Lidia Maria Rodrigo
Em 26 de abril de 2002 - Durante os Colóquios de Filosofia e História da Educação os professores doutores Antonio Joaquim Severino- (USP) e Lídia Maria Rodrigo DEFHE-FE Unicamp,  participaram da Conferência e Mesa redonda com o tema "Política e educação" na Unicamp.
Em 26 de abril de 2009 - Encerrou o IX Festival de Filmes Anarquistas de Chicago, no Hull House Mouseum, apresentanndo uma amostra de filmes vindo dos mais diversos lugares, clássicos redescobertos e de diretores engajados em mudanças sociais com visão e sensibilidade anarquista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog