sábado, 4 de janeiro de 2014

Fatos Históricos importantes do dia 4 de janeiro

Capitão Alberto Dreyfus


Em 4 de janeiro de 1895 - O capitão francês Alberto Dreyfus, judeu, foi condenado por passar segredos militares aos alemães e perdeu a sua patente em uma humilhante cerimônia em Paris. O caso virou o exemplo do anti-semitismo que reinava em Paris.
Mahatma Gandhy
Em 4 de janeiro de 1922 - Depois de organizar uma greve contra o aumento de impostos Mahatma Gandhy acabou sendo preso na Índia. Declarando-se culpado foi solto em 1924.
Em 4 de janeiro de 1929 - Inicia -se o I Congresso Nacional da União da Juventude Comunista - UJC, fundada oficialmente em 1927.
Em  4 de janeiro de 1929 - Encerramento do III Congresso do PCB. Dentre as resoluções aprovadas, destacam-se as seguintes: atuação do PCB no âmbito sindical, contra a dominação imperialista e que o BOC deveria ser a organização de frente única dos trabalhadores, sob a hegemonia do PCB.
Cândido Portinari
Portinari na ONU


Em 4 de janeiro de 1956 - O pintor Cândido Portinari entregou os painéis Guerra e Paz na sede da ONU em Nova York.

Massacre da baixa de Kassange - Angola


Em 4 de janeiro de 1961 - Dia dos Mártires de Angola - Quando ocorreu o massacre da Baixa de Kassange, feito pelo exército colonizador de Portugal, que bombardeou com bombas Napalm, assassinando mais de 20 mil angolanos, que plantavam algodão e que estavam reivindicando melhores condições de trabalho e melhores condições de vida e contra o processo escravocrata imposto.
ator Norton Nascimento


Em 5 de janeiro de 1962 - Nasceu o ator brasileiro Norton Nascimento, que lutou pela vida acometido pelo câncer, converteu-se em igreja evangélica. E faleceu em 2007.
Henfil



Em 4 de janeiro de 1988 - O cartunista Henfil, faleceu vítima da HIV. Ele que era hemofílico e contaminou-se numa transfusão de sangue.
Em 4 de janeiro de 1996 - Na cidade de São Paulo a Lei Municipal n.11973 dispõe sobre a Introdução nos currículos das escolas municipais de 1 e 2 grau, o que corresponde hoje no que chamamos hoje de Ensino Fundamental e Ensino Médio, de estudos sobre o processos discriminatórios.
Ariel Sharon



Em 4 de janeiro de 2006 - Ariel Sharon sofreu um acidente vascular cerebral e se afastou das funções de primeiro ministro de Israel. E continua e estado grave até este início de 2014.
Casey Johnson


Em 4 de janeiro de 2010 - Faleceu a socialite lesbiachic Casey Johnson, a noiva da atriz erótica Tila Tequila, havia anunciado que casariam. Mas foi encontrada morta pela empregada no quarto em West Hollywood. Deixou uma mensagem no Twitt "todos os bons sonhos... eu estou ficando com um carro novo...."Sua morte foi devido uma cetocidose diabética. Tila pediu a custódia legal da filha adotiva de Casey Johnson, a Ava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog