sábado, 6 de fevereiro de 2010

A Circunsição Feminina na África


A Circuncisão feminina, é a mutilação genital (MGF), que consiste em extirpar o clístoris (clistoridectomia). Em alguns casos os pequenos e os grandes lábios da vargina também são retirados. Em Burquina Faso, Etiópia e Somália, mulheres experimentam, além da clitoridectomia, ainfibulação que é a extirpação dos lábios varginas seguida da costura da ferida, feita pra deixar apenas uma pequena abertura, do diametro de um lápis, para a urina e para o fluxo menstrual. Em muitos países, pratica-se também a reinfibulaçao, que é a recostura da vargina pós parto.
Como é feita? Normalmente a extirpação é feita enquanto um membro da família segura a menina. A operação geralmente é feita sem anestesia, com caco de vidro, pedaço de metal, lâmina, faca ou tesoura. Estes isntrumentos raramente são esterilizados.
A circunsição é vista como um ritual tribal de passagem da infância para a maturidade e garante a mulher um bom lugar na tribo. Ocorre em comunidades cristãs, muçulmanas e judias.
Seus praticantes crêem que a pratica:
-preserva a virgindade
-onfere uma estética mais aceitavel a genitalia feminina
-contem os desejos sexuais da menina
-garante um bom casamento
-facilita a higiene pessoal
-melhora a suade da mulher
- fortalece a união da tribo
Países em que a circuncisão feminina era praticada:/Senegal, Mauritânia, Guiné, Costa do Marfim, Mali, Burkina Faso, Niger, Nigéria, Chade, Camarões, Congo, República Centro Africana, Egito, Sudão, Zaire, Uganda, Quênia, Tanzania, Etiópia, Djubuti, e Somalia.
Países em que a Legislação proibe - Senegal, Gana, Egito, Sudão. Além de paises fora da África como Estados Unidos da América, e na maioria dos países europeus. A Unidade Africana aprovou um lei proibindo a prática.
problemas qeu isto pode causar a mulher: Hemorragia, infecção, trauma psicológico, problemas urinários na gravidez e no parto, depressão, morte 15% delas morrem durante a circuncisão.
Mito da Tribo Dogon (norte do Mali)
"O deus Amma criou a terra como um corpo feminino, em que o órgão sexual é um formigueiro e clitoris é um monte de cupins (ou seja o clitoris) Então deus veio a terra pra manter relação sexual com ela. Quando Amma se aproximou o m onte de cupins(clitoris) avançou e impediu que Deus chegasse a terra, para que a relação pudesse acontecer.. O deus então acabou com o monte de cupins e manteve relação com a tera mutilada. E assim prosseguiu sem infortunio. O deus havia removido a fonte de seus problema.
Mitos
Em relação a uma menina que não foi circucisada
- o marido morre
-a parteira fica cega
-o filho nasce deficiente
-a criança morre se tocar o clitoris da mãe
- o clitoris cresce descontroladamente.
História
segundo a historiadora Geraldine Brooks, o costume se originou nA África Central, na Idade da Pedra, seguindo para o norte do continente africano. No Ocidente, a circucisão era utilizada como processo tera´peutico até os anos 50. Médicoa britânicos e americanos praticavam a clitorisdectomia e a castração feminina (retirada do ovário) para enfrentar a melancolia e ninfomania. Até o século XIX acreditava que a mesma prática curavam histerias, masturbação, lesbianismo e epilepsia.
Como podem observar existem uma série de contradições e conceitos errados e os problemas são os sofrimentos das mulheres que submetem aos grupos que praticam isto para que elas possam servir a sociedade. Sou contra qualquer tipo de violência, inclusive este feito sem os preparativos clinicos.
Manoel Messias Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog