segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O Manifesto Comunista


Em 1848 tivemos a publicação do Manifesto Comunista, elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels, que possibilitou um novo caminho no pensamento socialista. Ou seja foi possível ter como algo bem demarcado o socialismo utópico e o socialismo científico.


O socialismo científico, foi fundamentado em tres correntes, ou seja a dalética hegeliana, a economia inglesa e no socialismo, com um olhar para a França.

A dialética desenvolvida por Hegel, afirmava que cada conceito possui em si o seu contrário e cada afirmação a sua negação. O mundo não é feito de coisas prontas os seres humanos constroi cotidianamente ou seja no processo dialético. Mas Hegel era um filósofo idealista e foi professor de Marx, mas o discípulo vai virar toda a sua teoria pelo avesso, quando afirmava que não eram as idéias que criavam a realidade, e sim as circunstâncias materiais. Em ouro termo, Marx afirmava o materialismo com base na dialética.


A partir do conceito de materialismodialético. Marx e Engels criaram uma nova teoria da Históra: o materialismo histórico dialético. Para eles, a História se desenvolve, dialeticamente, a partir das relações de produção exisentes em cada momento. As relações de produção seriam a infra-estrutura política, jurídica e ideológica.


A superação de um modo de produção por outro se dá a partir das lutas de classe, como se podia observar anteriormente, com derrubada da nobreza pela burguesia, , o que abriu o caminho para a afirmação do modo de produção capitalista. E, da mesma forma, através de uma luta opondo proletários x burguesia, o capitalismo seria derrubado, segundo as idéias contidas no Manifesto Comunista.


A grande crítica que Marx e Engels fazem ao capitalismo dia respeito ao caráter exploratório deste modo de produção sobre os proletários. Nisto marx retoma os postulados da escola classica inglesa, especialmente de David Ricardo e a sua teoria do valor-trabalho.


Para Marx, em 4 ou 5 horas de trabalho, os operários produziam todas as mercadorias necessárias para comporem os seus salários. Trabalhavam, pois 9 ou 10 hors era apropriado pelo burgues. É o que Marx vai chamar de mais valia ou sobre -valor e que, segundo ele, demonstra sobejamente a exploração dos operários pelos patrões


marx vai analisar as crises do capitalismo. E segundo ele essas crises eram naturais, pois pela própria configuração do sistema, que permitia a uma minoria a concentração muito grande de renda, em detrimento da maioria operária. A renda auferida pela burguesia era investida em melhores e maiores recursos tecnológicos, daí advindo uma maior produção. No entanto, como os operários possuíam uma renda infíma, o consumo não aumentava na mesma proporção da produção. Daí se seguiam as crises de superprodução que de fato, marcaram o sistema capitalista ao longo dos seculos XIX e XX e agroa no século XXI.


O pensamento marxiata será aprofundado em obras como o capital. O manifesto é apenas um livro em que há o pensamento que vai romper com a lógica da exploração do homem pelo homem, ja cristalizada no processo capitalista.


E assim vamos ver o pensamento socialista manifestar não apenas no campo teórico mas também na pratica, como os acontecimentos do I Congresso da Internacional conhecido como a 1a. Internacional, quando os trabalhadores e pensadores do trabalho reuniram -se de 1864 e 1876.



Manoel Messias Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog