quarta-feira, 13 de março de 2013

Alfabetização no Mato Grosso -governo abre processo seletivo



Governo abre processo seletivo

JOANICE DE DEUS
Da Reportagem

Promover a alfabetização de 15 mil pessoas com 15 anos ou mais, adultos e idosos. Esta é a meta do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) para este ano em Mato Grosso. Para atingir o objetivo, a partir desta sexta-feira (1º) estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de alfabetizadores, tradutores-intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e coordenadores de turmas, que irão desenvolver atividades de alfabetização nos 141 municípios do Estado.

Criado pelo governo Federal e desenvolvido em parceria com as secretárias estadual (Seduc) e municipais de Educação, o PBA é uma via para diminuir os altos índices de analfabetismo no Estado, hoje com uma demanda de 191.749 pessoas acima de 15 anos, conforme dados do Censo de 2010. Levando-se em consideração a demanda, estão sendo ofertadas em torno de 1.200 vagas em todo o Estado.

De acordo com a coordenadora estadual do PBA, Márcia Dudeque, os selecionados irão prestar serviços voluntários por tempo determinado de oito meses. A título de bolsas, serão pagos valores que variam entre R$ 400,00 e R$ 750,00. Entre as funções, o alfabetizador deverá localizar, identificar, mobilizar e cadastrar os jovens, adultos e idosos não alfabetizados para ingresso e constituição de turma de alfabetização, que poderão, inclusive, funcionar em estabelecimentos do sistema penal. A carga horária será de 10 horas-aulas semanal.

Podem participar do processo seletivo, o interessado deve ter mais de 18 anos e, possuir no mínimo, formação de nível médio completo. "Para turmas que funcionam em terra indígena, quilombola, assentamentos, acampamentos e locais de difícil acesso, em caráter excepcional, será aceita a inscrição de alunos que frequentam as últimas séries do curso em nível médio, desde que, preferencialmente, sejam residentes nessas localidades ou alfabetizador indígena bilíngue", informa o edital publicado ontem. As inscrições vão até o próximo dia 8. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: 3613-6447 ou 3613-2521 ou ainda no site www.seduc.mt.gov.br.

Conforme Márcia Dudeque, desde a sua criação, em 2003, o programa já atendeu aproximadamente 80 mil pessoas em todo o Estado. "A maior parte possui entre 40 e 65 anos e mora na zona rural, embora tenhamos atendido muitos da área urbana", informou. O principal motivo para que não frequentem à escola ou deixem de estudar é a questão social. "São pessoas cujos pais também não foram alfabetizados com cinco ou seis anos. Eles precisavam acompanhar os pais para o trabalho ou ainda que moram em região de difícil acesso", explicou. "A proposta é a base da alfabetização. Que a pessoa sai lendo e escrevendo pequenos textos", acrescentou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog