segunda-feira, 11 de março de 2013

Embaixador angolano distinguido na China


Embaixador angolano distinguido na China

Diplomata foi escolhido por jornalistas
Fotografia: Jornal de Angola

O embaixador de Angola na China, João Garcia Bires, foi nomeado a “Personalidade do Ano” por um grupo de órgãos de comunicação social daquele país pelo seu “abundante conhecimento diplomático” e “temperamento poético romântico”.

A distinção é formalmente entregue no dia 18, em Pequim, numa cerimónia na Associação de Amizade da China com os Povos Estrangeiros, refere um comunicado da Embaixada de Angola naquele país.
João Garcia Bires, 68 anos, formado em Direito Internacional na antiga União Soviética, foi colocado em Pequim em Dezembro de 2011.

O diplomata, que já foi embaixador na Namíbia e em Moçambique e é membro da Associação de Escritores Angolanos, tem de três livros de poesia publicados e faz parte de uma antologia de contos.
O grupo de jornais que o distinguiu lembra, num comunicado, que o embaixador angolano “manifestou vontade de apoiar a China na abertura de um Instituto Confúcio em Angola”.
Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 1983. Angola é dos maiores fornecedores de petróleo à China, a seguir à Arábia Saudita.

Cerca de 260 mil chineses trabalham em Angola sobretudo em obras públicas e na construção de infra-estruturas. Na celebração do dia nacional de Angola, em Novembro, Garcia Bires manifestou a “mais sincera gratidão ao pronto apoio” da China ao programa de reconstrução nacional lançado pelo Executivo há uma década depois de “uma guerra prolongada e destruidora”.


“Sob a clarividente direcção do Partido Comunista, a China respondeu prontamente e sem pré condições ao apelo do Executivo para assistência económica, financeira e técnica para a reconstrução do país”, disse e sublinhou que o apoio do Governo chinês foi numa altura crucial.


Jornal de Angola on Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog