sábado, 11 de janeiro de 2014

Fatos Históricos importantes do dia 11 de janeiro

Oswald Andrade


Em 11 de janeiro de 1890 - Nasceu Oswald de Andrade, escritor, ensaista, poeta e dramaturgo brasileiro.Foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro - PCB (falecido em 1954)
Lord Salisbury


Em 11 de janeiro de 1890 - O governo britânico através do Lord Salisbury entregou  em forma de um memorando um ultimato à Portugal, exigindo a retirada das forças militares chefiadas pelo major Serpa Pinto dos territórios compreendidos entre as colônias de Moçambique e Angola, os atuais Zimbabwe e Zâmbia com o pretexto de um incidente envolvendo potugueses e os macololos. essas terras era reclamada por Portugal  a partir da Conferência de Berlim. O ultimato soa como uma humilhação pelos republicanos portugueses que acaba derrubando Carlos I. Assumiu Antonio Serpa Pimentel como primeiro ministro. Este ultimato inspirou a letra do hino Nacional português "A Portuguesa".
Em 11 de janeiro de 1911 - Começou a circular em Santos o jornal "O proletário".
Sergio Porto


Em 11 de janeiro de 1923 - Nasceu Sergio Porto ou o conhecido Stanislau Ponte Preta, escritor, e compositor brasileiro.
Prof Amilcar Araujo Pereira
Em 11 de janeiro de 1936 - Consta num trabalho do professor universitário Amilcar Araujo Pereira, intitulada "Por uma autêntica Democracia Racial", consta que nesta data ojornal Chicago Defender traz uma matéria valorizando a Frente Negra Brasileira, escrita no topo da página em letras garrafais "American Race Group takes cue from Brazil, Maps dirve to shake off shakles in 1936" onde apresentava os planos da Frente Negra para o ano de 1936. E neste mesmo jornal na página 24 outra matéria "Puerto Ricans organize Black Militant Front" na qual o jornal afirma que Porto Rico inspira-se no Brasil.
Em 11 de janeiro de 1937 - Sumário de culpa de Agildo Barata, Álvaro de Souza e José Leite Brasil, revoltosos de 1935.
Geraldo Azevedo


Em 11 de janeiro de 1949 - Nasceu Geraldo Azevedo, cantor, compositor e músico brasileiro
Enio Silveira - editora Civilização Brasileiro
Em 11 de janeiro de 1996 - Faleceu Enio Silveira da Editora Civilização Brasileira
Miep Gies


Em 11 de janeiro de 2010 - Faleceu Miep Gies mulher que escondeu o Diario de Anne Franck durante a 2a. Guerra Mundial.
Em 11 de janeiro de 2012 - O governador do Banco Central da Nigéria Sanusi diante dos alto preços do petróleo em seu país de 65 naira (35 centavos de dólares) para 150 naira (93 centavos de dólares) por litro. Com o impacto enorme na economia afirmou-se que o dinheiro era para serviços sociais e no desenvolvimento da infra-estrutura que iria beneficiar mais nigerianos e salvar o país da ruptura econômica. O que causou protesto da população.
Elisseos Vagenas
Comite Central
Membro do Partido Comunista da Grécia
Em 11 de janeiro de 2013 - Em discurso proferido por Elisseo Vagenas do comitê Central do Partido Comunista da Grécia, responsável pelas relações internacionais, num seminário sobre "Partido Comunista hoje e amanhã""Como Partido nós não limitamos a indicar que há pontos de vista diamentralmente opostos entre nossos partidos. Procuramos elaborar um conjunto de questões teóricas contemporâneas sobretudo entre os Partidos Comunistas que tem uma significativa convergência do ponto de vista. E estamos prontos para desenvolver ações conjuntas anti-imperialistas com todos os outros Partidos Comunistas que queiram" Portanto reafirma a sua internacionalismo  diante da crise capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog