segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Fatos Históricos importantes do dia 6 de janeiro

Chico Rei

Em 6 de janeiro de 1740 - Chico Rei nascido em Galanga no Congo, monarca guerreiro, sumo sacerdote de Zumbi-Apongo, foi capturado com toda a sua corte por portugueses escravocratas e vendido com o filho Muzinga no Rio de Janeiro, onde foi levado a Ouro Preto.
Revolta da Cabanagem

Em 6 de janeiro de 1835 - Rebeldes da Revolta Cabanagem conquistaram a cidade de Belém e matam o governador Lobo de Souza e o comandante das armas e apoderam -se dos armamentos. A Cabanagem foi uma rebelião que envolveu indígenas, negros,mestiços e pessoas da classe e média. Tomaram o poder da província por não suportarem mais a miséria imposta pelos governantes e representantes da Coroa. Aproveitou-se que estavam no período da Regência.
Sebastiem Faure

Em 6 de janeiro de 1858 - Nasceu Sebastiem Faure, anarquista francês, libertário,anticlerical, pedagogo, jornalista, poeta e compositor
Juliano Moreira

Em 6 de janeiro de 1873 - Nasceu o médico psiquiatra Juliano Moreira, negro considerado o pai de psiquiatria no Brasil

Em 6 de janeiro de 1924 - Circulou pela primeira vez o jornal Clarim da Alvorada organizado por José Correia Leite e Jayme de Aguiar.
Em 6 de janeiro de 1963 - No plebiscito de 1963 os presidencialistas obtiveram 82 % dos votos e enterraram o a ideia do parlamentarismo.
Lou Rawls

Em 6 de janeiro de 2006 - Nasceu em Lou Rawls, cantor norte-americano de blues.
Dizie Gillespe

Em 6 de janeiro de 1993 - Faleceu o trompetista Dizz Gisllepie, líder da orquestra, cantor e compositor de jazz norte americano.
Em 6 de janeiro de 1999 - Invasão da capital de Serra Leoa, Fretowns por rebeldes da da Frente Revolucionária Unidas - RUF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog