domingo, 5 de janeiro de 2014

Fatos Históricos importantes no dia 5 de janeiro

Em 5 de janeiro de 1919 - Moscou é pichada com cartazes da III Internacional "O socialismo é Iminente"
Carmem Costa

Em 5 de janeiro de 1920 - Nasceu a cantora brasileira Carmem Costa (falecida em 2007)
Carlos Aboim Inglez
Em 5 de janeiro de 1920 - Nasceu Carlos Aboim Inglez intelectual comunista português(faleceu em 2002)
Umberto Eco

Em 5 de janeiro de 1932 - Nasceu Umberto Eco, filósofo e escritor italiano
Em 5 de janeiro de 1947 - O Partido Comunista Brasileiro - PCB, realiza grande comício no Vale do Anhangabaú em São Paulo, em plena campanha para deputados estaduais e vereadores.
Leda Nagle

Em 5 de janeiro de 1950 - Nasceu a apresentadora e escritora brasileira Leda Nagle
Em 5 de janeiro de 1971 - O Militante Raimundo Eduardo da Silva, membro da Ação Popular - AP, operário metalúrgico era líder de sua classe na cidade de Mauá em são Paulo. Foi assassinado em pleno Hospital Geral do Exército o Macabro após ter sido preso e barbaramente torturado.
Hiroaki Torigoi
Em 5 de janeiro de 1972 - Foi assassinado o militante Hroaki Torigoi, natural de Lins -SP, médico, anti-imperialista, membro da direção nacional do Movimento de Libertação Popular - MOLIPO. Foi cercado por uma unidade de patrulhamento do CODI/DOI (ex-Oban) chefiada pelo delegado Otávio Gonçalves Moreira o Otavinho, na Rua Albuquerque Lins, bairro de Santa Cecília, em São Paulo. E quando Hiroakio tentava romper o cerco foi metralhado em plena via pública.

Marcelo Rubens Paiva

Em 5 de janeiro de 1983 - Marcelo Rubens Paiva, lança o seu livro "Feliz Ano Velho" história que narra como ficou paraplégico. Neste livro ele fala da família, quando o seu pai desapareceu, da sede do Exército.
Deputado Carlos Alberto Caô
Em 5 de janeiro de 1989 - A Lei 7716, que saiu do projeto do Deputado Carlos Eduardo Caô, que define os crimes resultantes de preconceito de raça e de cor.
Malangatana Vicente Nwenya
obras de Malangatana

Em 5 de janeiro de 2011 - Faleceu o militante político do Frelimo, artista plástico, poeta e, músico moçambicano. produziu desenhos, pinturas, esculturas, cerâmicas, murais, poesias e músicas.Foi preso varias vezes por sua militância. Era natural de Matalano - Moçambique e faleceu em Matosinho - PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog