domingo, 5 de janeiro de 2014

Poesia de Cândido Torquato Portinari e Crônica de Manoel Messias Pereira

Poesia de Cândido Torquato Portinari
Poema de Cândido Portinari

Tanto te conheço
Tanto te vi r não
Te vi. Viajei mares
Enfrentei tempestades

Calor e frio. A maldição
está comigo. Conheces-a
Breve estarei contigo
Já não há espaço

O fogo, as espadas de aço
A loucura e o lado
Cobrem as flores
As vozes da brisa sumiram

O bem é teu, permanecerá
Malditos eles donos do mal
Não existirão
Ah, mesmo cego, olharei teus olhos. . .


Cândido Portinari
pintor e poeta, comunista
Brodosski - SP
Claudio Santoro - Prelúdio



Crônica de Manoel Messias Pereira = "Quando estiver com você"

Quando estiver com você


Com você começarei um novo mundo. Farei muitas anotações antes. Quero a destruição completa da arquitetura de ilusão que construiu a partir dos teus dogmas e ideologias weberianas. E a partir do controle que o estado teve que fazer para controlar toda a população uma vez que ele "estado" foi praticamente incompetente em atender todas as reivindicações do povo. Ou seja se não atende reprime, controla. Por ista razão o importante é a destruição de todos os ensaios destas revoluções burguesas, que implementou essa ditadura da burguesia, que fizeram conflitos, guerras, assassinatos, derrubaram mitos, fogueiras santas, mataram gente em Praça pública. E ainda hoje há milagreiros a vendedores de milagres nas mídias televisivas em nome de Jesus Cristo. Ou seja há um mercado instalado e que teve inicio com Judas Iscariotes, que necessitou receber alguns vinténs pra vender o próprio Cristo e usou o beijo para propagar o processo comercial da traição.

Ainda hoje ao olhar uma Igreja cristã fico conversando comigo mesmo. Eles fazem o sinal da cruz, colocando a mão sobre a fronte e sobre os olhos para afastar aquele que pretende ou pretenderia aniquilar os cristãos. é ele o Demônio. Uma peça ficcional interessante, pois quando chego a conclusão de que ele não existe. Ou melhor é uma construção do pensamento meramente idealista para estabelecer uma metafísica certamente mercantil. Ou seja o importante é o mercado.
O mercado religioso fatura alto e as Igrejas recebem terrenos das prefeituras, não pagam impostos e já informações de pessoas que estabelecem-se em outros países, exploram outros povos que também é vítima do sistema capitalista. Ou seja o sistema que mantém governos que apenas tem os olhos voltados pra desgraçar o cidadão. Com péssimos serviços públicos, seja na educação, na saúde.

Mas o mercado enfim tem na sua construção, a transformação da matéria prima em produtos. E estes são colocados numa relação chamada de mercador que procura na relação o consumidor.Que em tese o consumidor só compraria o que necessitaria para viver, mas isto só em tese. Pois o mercador com a transformação do sistema capitalista, em capitalismo monopolista, teve a industria elaborando produtos em larga escala, e com duração controlada, com qualidades precárias, que permite manter o comércio sempre ativo. Ou seja constrói produtos pra estragar logo. E por tanto pra mudar o pensar do consumidor, contratam -se nas organizações mercantis o marketing, com a intenção de iludir, pegar pela emoção, pelo bombardeamento de slogan propagandista.Com a intenção de fazer o consumidor comprar.

O Cristianismo do período antigo, do período medieval, do Período moderno e contemporâneo, tem muita diferenças, há muitas mudanças, ritualísticas, a multiplicações de congregações e elas estão sempre moldando ao mercado e as novas tecnologias.

Por isto que quando estiver com você começarei um novo mundo. É preciso anotar tudo antes. Pois há coisas pra serem derrubadas na arquitetura desta ilusão construída, a partir dos dogmas, e dos ensaios políticos sociais, que estabeleceram guerras, escravidões, violências, roubos, corrupções.Estes valores consolidados cristalizados esses ensaios macabros temos que destruir.E diante destes cenários, temos que rir, pois confiante temos que construir um espaço de felicidade, sem as dores que os sistemas capitalistas e religiosos já proporcionaram ao mundo. Pra certificar disto basta ver tantos mártires que existem no mundo e tantos outros esquecidos.


Manoel Messias Pereira

professor, poeta
São José do Rio Preto - SP.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog