domingo, 13 de novembro de 2011

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e, Literários


obra de Pissaro

obra de Pissaro 1

Em 13 de novembro de 1903 - Morreu o pintor Jacob Abraham Camile Pissaro, co-fundador do impressionismo francês.


Em 13 de novembro de 1981 - Morreu o Mestre Pastinha, ou Vicente Joaquim Ferreira Pastinha. Num canto da cama, cego, sem dente e silencioso. Foi ele o criador da Capoeira de Angola.

Em 13 de novembro de 2009 - Morreu a atriz brasileira Mara Manzano, vítima do câncer nos pulmões.

Em 13 de novembro de 1995 - Nasceu a atriz Stela Hudgens - norte-americana.


Em 13 de novembro de 1955 - Nasceu a atriz norte-americana Whoopi Goldberg.

Em 13 de novembro de 1956 - A Suprema Corte dos Estados Unidos da América, aboliu a segregação racial nos ônibus coletivos de Montgomery, e em algumas semanas depois a lei entrava em vigor no Alabama.


Em 13 de novembro de 1959 - Inicou-se ocontato dos sertanistas do SPI - Serviço de Proteção aos Indígenas, com os Xicruns do Bacajá, quase na Foz do Igarapé Gulosa com o Rio Bacajá. Os indígenas contrairam uma epidemia e necessitou entrar novamente na mata.

Em 13 de novembro de 1918 - Maria Adelaide Coelho da Cunha, esposa do poeta e jornalista João Alfredo, do Diario de Notícias de Lisboa-PT, apaixona-se pelo motorista de praça Manuel Cravos, e ambos fogem de casa pra viver um grande amor. João Alfredo colocou um anuncio no jornal procurando por sua esposa. Ao ser encontrada ela é internada num manicômio e Manuel preso por quatro meses. Depois disto novamente encontraram-se e tiveram uma história de amor que durou 30 anos.E a jornalista Manuela Gonzaga, transformou este romance verídico numa obra literária com o título "Doida não e não".


Em 13 de novembro de 1883 - Nasceu João Batista Mascarenha de Moraes, natural de São Gabriel-RS, foi o comandante da FEB -Força Expedicionária Brasileira, que lutou contra os fascistas e nazistas durante a segunda Guerra Mundial.

Em 13 de novembro de 2006 - A Assembléia Geral da ONU, elegeu por aclamação o ministro sul-coreano Ban-Ki-Moon, como novo Secretario Geral da ONU, em substituição de Kofi-Annan.

Em 13 de novembro de 1976 - Em Angola, por força do Decreto 80/76, foi criado o Conselho da Revolução, o Museu de Antropologia, que comporta objetos etnográficos com abrangência nacional de todos os grupos etnicos linguísticos, como kitombo, Kumbundo, Umbundo, Lindo Cakwé, Nganguela, Nyaneka-hambi, Helelo, Ociwambo e khoisa.Além de culturas de outros países do continente africano.

Em 13 de novembro de 1991 - O governo e a guerrilha de Moçambique, assinam um acordo em Roma-Itália, pondo fim a guerra civíl que durou 15 anos.

Em 13 de novembro de 1974 - Yasser Arafat, lider da Organização para Libertação da Palestina, afirmou na Assembléia Geral da ONU, que o objetivo da OLP era a criação do Estado Palestino, congregando cristãos, judeus e muçulmanos.

Em 13 de novembro de 1933 - O PCB, juntamente com outras organizações políticas como o movimento anarquista, criam a Vanguarda Estudantil, na luta contra o fascismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog