terça-feira, 8 de novembro de 2011

Fatos Históricos, Políticos, Artísticos Sociais e Literários







Revolução Praieira























































Revolução Praieira: o levante que se pôs contra o governo de Dom Pedro II.



No começo do Segundo Reinado, a ascensão dos liberais que apoiaram a chegada de Dom Pedro II ao poder foi logo interceptada após os escândalos políticos da época. As “eleições do cacete” tomaram os noticiários da época com a denúncia das fraudes e agressões físicas que garantiriam a vitória da ala liberal. Em resposta, alguns levantes liberais em Minas e São Paulo foram preparados em repúdio às ações políticas centralizadoras do imperador.



Nesses dois estados os levantes não tiveram bastante expressão, sendo logo contidos pelas forças militares nacionais. Entretanto, o estado de Pernambuco foi palco de uma ação liberal de maior impacto que tomou feições de caráter revolucionário. Ao longo da década de 1840, setores mais radicais do partido liberal recifense manifestaram seus idéias através do jornal Diário Novo, localizado na Rua da Praia. Em pouco tempo, esses agitadores políticos ficaram conhecidos como “praieiros”.



Entre as principais medidas defendidas por esses liberais estavam a liberdade de imprensa, a extinção do poder moderador, o fim do monopólio comercial dos portugueses, mudanças sócio-econômicas e a instituição do voto universal. Mesmo não tendo caráter essencialmente socialista, esse grupo político era claramente influenciado por socialistas utópicos do século XIX, como Pierre–Joseph Proudhon, Robert Owen e Charles Fourier.



Em 1847, o movimento passou a ganhar força com a nomeação de um presidente de província conservador mineiro para conter a ação dos liberais pernambucanos. Revoltados com essa ação autoritária do poder imperial, os praieiros pegaram em armas e tomaram conta da cidade de Olinda. A essa altura, um conflito civil contando com o apoio de grandes proprietários, profissionais liberais, artesãos e populares tomou conta do estado.



Em fevereiro de 1849, os rebelados tomaram a cidade de Recife e entraram em novo confronto com as forças imperiais. Nesse período, o insurgente Pedro Ivo surgiu como um dos maiores líderes dos populares. Entretanto, a falta de apoio de outras províncias acabou desarticulando o movimento pernambucano. No ano de 1851, o governo imperial deu fim aos levantes que contabilizaram cerca de oitocentas baixas.



Por Rainer Sousa

Graduado em História




Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002-2010 BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

Em 8 de novembro de 1848 - Inicio da Revolução Praiera - no Recife-PE.

Em 8 de novembro de 1926 - A policia fascista de Mussoline, prende Antonio Gramsci.

Em 8 de novembro de 1923 - Acontece o Putsch numa cervejaria na Alemanha, quando o soldado Adolfo Hitler, ameaça o chanceler alemão e por isto acaba indo preso. E na prisão vai escrever o livro Minha Luta, que é a sua redenção.

Em 8 de novembro de 1917 - Na revolução Bolchevique, Lênin é eleito presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Souviética e Leon Trotsky é nomeado 1.Ministro.

Em 8 de novembro de 1986 - Morreu Vyacheslav Mikhailovich Molotov, diplomata e político soviético.

Em 8 de novembro de 1934 - Morreu o médico e sanitarista brasileiro Carlos Chagas.

Em 8 de novembro de 1994 -  A ONU, abre o tribunal para o julgamento dos crimes na Iugoslávia.

Em 8 de novembro de 1975 - Nasceu a atriz norte-americana Tara Reid.

Em 8 de novembro de 1793 - Primeira abertura do Museu de Louvre a visitação pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog